Cidades
Macapá ganhará novos espaços para artesanato
Macapá vai ganhar novos espaços de exposição e vendas de artesanato.
A iniciativa foi tomada diante do início das obras de reforma e revitalização da Casa do Artesão, previsto para março deste ano. O Museu Sacaca é o primeiro local a receber as peças dos artesãos amapaenses.
O objetivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) é instalar novos pontos de venda de artesanato no Museu Fortaleza de São José de Macapá, Amapá Garden Shopping e no Aeroporto Internacional de Macapá. No caso da Fortaleza, a expectativa é que até o fim da primeira quinzena de Fevereiro um núcleo da Casa do Artesão esteja funcionando.
A loja de artesanato no Museu Sacaca funciona ao lado da Praça de Alimentação, de terça a domingo, das 09h às 18h. São cerca de 500 peças consignadas produzidas por 30 artesãos. A meta é triplicar o número de expositores. “Estamos funcionando no museu desde o dia 26 de Janeiro. É um espaço bem estruturado para receber os turistas e a população em geral. O artesanato produzido aqui tem um diferencial em relação aos demais, por conta da criatividade, acabamento e diversidade. Convido a população para conhecer o local e comprar nosso artesanato”, acrescentou a gerente da Casa do Artesão, Kessia Cristina Gurjão Maciel.
E a diversidade de peças chama mesmo a atenção de quem visita o espaço do artesanato no Museu Sacaca. Lá é possível encontrar produtos feitos com cerâmica mineralizada, argila, madeira, fibras, sementes, cipó, entre outros. São imagens da fauna amazônica incluindo jacaré, peixes, aves, tartarugas, tatu, óleos medicinais, sabonetes regionais, réplicas de veículos, bombons com sabores regionais, camisas com estampas de pontos turísticos do Amapá, acessórios de decoração, miniaturas, quadros, entre outros produtos. “A reforma geral no prédio da Casa do Artesão foi uma decisão acertada. Agora, cabe a nós em comum acordo com os artesãos que expõe e comercializam seus produtos, encontrar alternativas para que eles prossigam as vendas. Os pontos escolhidos são locais de grande concentração de pessoas todos os dias. Creio que o projeto será um sucesso”, disse Marciane Santo, secretária de Trabalho e Empreendedorismo.
Deixe seu comentário
Publicidade