Cidades

Ijoma vai instalar projeto revolucionador para o tratamento do câncer

Padre Paulo Roberto promete anunciar novidade nos próximos dias


Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 02, ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), o presidente do Instituto Joel Magalhães de Combate ao Câncer (Ijoma), Padre Paulo Roberto, revelou que será anunciado nos próximos dias a implantação, em Macapá, de um projeto inovador para o combate ao câncer. “Não posso adiantar absolutamente nada agora, mas prometo que nos próximos dias esse projeto inovador e de grande alcance será anunciado em primeira mão no seu programa, que, pela isenção e seriedade no trato com a informação merece essa deferência. Só posso garantir que é coisa de Primeiro Mundo, que vai servir de orgulho para o Brasil inteiro aqui em Macapá”, previu.
 
O sacerdote criticou duramente as instituições públicas e políticas pela omissão nas campanhas de prevenção e combate à doença: “No amapá nunca houve projeto por incompetência dos gestores; a prevenção é o melhor remédio, e a gente vem pregando isso deste a criação do Ijoma; o município de Barretos (SP) é um exemplo disso, pois em 2015 não houve qualquer registro de câncer do grau 03 (o mais grave) exatamente por causa do trabalho preventivo realizado pelo Hospital de Barretos, que por isso mesmo é referência no tratamento do câncer”.
 
Para o presidente do Ijoma, falta conscientização até mesmo por parte de quem deveria ser o maior difusor da prevenção, que é o professor: “Nós defendemos que a prevenção deve ser feita a partir da sala de aula, com as crianças e os jovens; entretanto, infelizmente, isso não acontece; e não acontece por total despreparo, tanto que recentemente uma equipe da Secretaria de Educação (do Estado) elaborou um projeto de prevenção em parceria com Ijoma; ao retornarem, os professores foram questionados por uma técnica da Secretaria sobre o que a educação tem a  ver com câncer e indagou o que eles (os professores) foram fazer no Ijoma. Ora, isso é ignorância, mas é uma triste realidade; ainda há pessoas que não entendem que a doença mata, não é como diarreia que toma um remédio e fica bom”.
 
Laboratório
A construção de um moderno e bem equipado laboratório no Ijoma também foi abordada no programa. De acordo com o padre Paulo Roberto, quase todos os exames de ponta vão ser oferecidos pelo Instituto: “Hoje estamos com a 3ª etapa das obras, isto é, na fase de acabamento, de finalização, e temos previsão de inaugurar no dia 14 de junho, que é a data de nascimento do Joel Magalhães, que inspirou a criação do Ijoma; estamos concluindo uma obra que é quase o dobro do tamanho do Ijoma, com estrutura adequada para atender os pacientes em todas as áreas, com disponibilização de fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, médicos e dentistas; enfim, tudo que você imaginar vamos oferecer para que as pessoas tenham atendimento integral, focado principalmente na prevenção; é um projeto belíssimo”, entusiasmou-se.
 
O presidente do Ijoma se queixou da tentativa de algumas pessoas desqualificarem o trabalho dele à frente do Instituto: “Há muitos que querem desqualificar o nosso trabalho, mas nós simplesmente ignoramos isso por causa dos resultados que alcançamos, inclusive com o recebimento de prêmios em nível nacional, como agora, em que fomos contatados pela TV Amapá, que em nome da Globo nacional, informou que vamos receber um prêmio de destaque na área de direitos humanos, por indicação da própria TV Amapá. Isso é uma resposta para aqueles que tentam me desqualificar, porque eu não preciso provar mais nada pra ninguém; não existe nenhum candidato, nenhum politico por trás do Ijoma, onde nós realizamos um trabalho de dignidade humana”, finalizou o sacerdote.

Deixe seu comentário


Publicidade