Política Nacional

Pacheco e Lira pedem a Pazuello dados sobre vacinação para adoção de ‘providências cabíveis’

Ofício enviado ao ministro da Saúde cobra envio em até 24 horas de respostas para questionamentos sobre produção de vacinas, insumos e cronograma de vacinação.


Os presidentes do Senado e da Câmara enviaram nesta terça-feira (9), em nome do Congresso Nacional, um ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cobrando informações sobre o cronograma de vacinação contra a Covid-19 no Brasi, a produção de vacinas e a aquisição de insumos para imunizantes. O prazo para resposta é de 24h.

No documento, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fazem cinco perguntas sobre aspectos do programa de imunização do governo.

Uma delas diz respeito à produção nacional de vacinas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan. Outra, quer saber sobre eventuais alterações no cronograma de vacinação da população elaborado pelo governo.
“Considerando a urgência que nos impõe a pandemia ocasionada pela disseminação do vírus SARS-CoV-2 e a crescente taxa de óbitos por dia em decorrência da Covid-19, solicitamos a presteza de V. Exa. no sentido de encaminhar as informações acima requeridas no prazo de 24 horas, a fim de que as Casas do Congresso Nacional possam adotar as providências cabíveis no combate à pandemia”, diz o documento.

O pedido de informações do Congresso vem no momento mais grave da pandemia no Brasil. O país registrou 1.114 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e chegou ao total de 266.614 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.540, ainda em alta e novamente em recorde como a maior desde o início da pandemia.

Em meio ao avanço da Covid-19 no país e críticas à atuação do governo federal, do presidente Jair Bolsonaro e de Pazuello na pandemia, senadores pressionam pela instalação de uma CPI para apurar eventuais negligências na atuação do governo.
Pacheco e Lira passaram também a liderar esforços para o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. O presidente do Senado participou de negociações que levaram à aprovação de um projeto que abriu caminho para que o governo federal assine contrato para compra de vacinas da Pfizer.

Já o presidente da Câmara se reuniu com governadores para debater medidas para enfrentamento da pandemia e, nesta segunda, conversou com o embaixador da China no Brasil para pedir ajuda no envio de insumos para produção de vacinas aqui.
. ■


Deixe seu comentário


Publicidade