Cidades

Clécio destaca papel da escola na perspectiva inclusiva

Com o tema “Currículo inclusivo e os desafios da educação contemporânea”, foi aberta na manhã desta segunda-feira, 22, a I Jornada Pedagógica Internacional.


O encontro reuniu autoridades, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, representantes de órgãos educacionais e servidores da rede municipal de ensino para o início de uma série de debates que contribuirão com o processo de capacitação continuada e o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

O prefeito Clécio Luís abriu as atividades destacando o papel da escola e a importância de debater as perspectivas da educação inclusiva na rede municipal de ensino sobre todos os eixos, seja étnico-racial, pessoas com deficiência, educação indígena ou rural. “Discutir inclusão é um grande desafio, e nos remete a refletir que a igualdade se constrói sabendo das diferenças. A busca por discutir e pactuar as políticas públicas relativas à inclusão na educação nos leva a ver que estamos no caminho certo, que reconhecemos os desafios a serem enfrentados”.

Clécio agradeceu o empenho do senador Randolfe Rodrigues na dedicação de seu mandato à educação oportunizando os avanços. A exemplo da emenda que permitiu a aquisição de 400 equipamentos com lousa digital, que serão entregues para as escolas neste ano.

A I Jornada Pedagógica Internacional representa o início do ano letivo para professores e profissionais da educação da rede municipal, que se preparam para o retorno às aulas no próximo mês. A secretária de Educação de Macapá, Dalva Figueiredo, lembrou do empenho da prefeitura em desenvolver atividades que possam qualificar e superar os desafios da rede municipal de ensino. “A programação abordará temas que contribuirão com o processo de capacitação continuada, com vistas ao aperfeiçoamento da prática pedagógica. Além disso, já estamos tratando do Acordo de Cooperação com a Universidade Federal do Amapá (Unifap) para continuar a capacitação dos servidores”.

O senador Randolfe Rodrigues participou da cerimônia e enfatizou a importância da programação para os avanços da política educacional no município. “Ela tem que partir das perspectivas de respeitar, conduzir e realizar a inclusão, e esta gestão tem atuado para enfrentar os desafios”, disse Randolfe, citando a preocupação e o trabalho da prefeitura para erradicar o analfabetismo e superar um trauma da sociedade brasileira, que ainda é uma das nações da América Latina que tem 9% de analfabetismo.

 

O vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Jodoval Farias, reiterou os avanços da política de inclusão escolar que garantem o direito a educação por meio do acesso à educação inclusiva em todos os níveis. “Ela é inclusiva quando você percebe que um aluno de deficiência consegue um grau de autonomia e dá conta dos seus desafios. O evento é fundamental, porque com base no currículo e conteúdos das habilidades acadêmicas é possível criar estratégias de valorização da pessoa e dar contexto ao exercício da cidadania”.

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, agradeceu ao prefeito Clécio Luís pelo apoio integral para a melhoria da educação no estado a partir do trabalho desenvolvido no município e parabenizou pela iniciativa de acompanhar os avanços no ensino em outros países.

Participaram ainda da abertura o deputado estadual Paulo Lemos e especialistas gabaritados do Ministério da Educação (MEC), Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e outras instituições conceituadas.

Durante a I Jornada Pedagógica Internacional, que ocorrerá até o dia 26 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, serão ministradas 15 oficinas em seis salas do Sebrae, com 35 a 40 participantes em cada.


Deixe seu comentário


Publicidade