Cidades

Técnicos do Ministério da Saúde no Estado recebem treinamento

A capacitação acontece na Unidade de Informação e Análise da Situação de Saúde (UIASS/CVS) das 8h às 12h e das 14h às 18h, durante dois dias.


Com o objetivo de atualizar os técnicos de todos os municípios do Estado que operam os sistemas de informação do Ministério da Saúde, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) inicia nesta terça-feira, 23, um treinamento que irá permitir de forma mais eficaz a digitação e o envio em tempo oportuno dos dados sobre nascimentos, óbitos, doenças compulsórias e agravos no Estado do Amapá.

Além do tempo, segundo a CVS, nem todos os municípios são rigorosos na inclusão dos dados no sistema. Com esse treinamento, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e a CVS esperam um maior comprometimento dos profissionais.

“Pretendemos garantir aos digitadores dos municípios este conhecimento. Pois a partir desses dados podemos realizar uma análise da situação de saúde do Estado e desenvolver campanhas e ações”, explicou Diovana Alberto, chefe da UIASS.

Sistemas do Ministério da Saúde

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é responsável pelo registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, desta forma, para a tomada de decisões em nível municipal, estadual e federal.

O Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) tem a finalidade de reunir dados quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil. O SIM é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde.

O Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) coleta dados sobre os nascimentos informados em todo território nacional e fornece os registros sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.

E o sistema conhecido como “Dengue On-line” é o novo sistema virtual do Ministério da Saúde que possibilita a notificação diária dos casos da doença.


Deixe seu comentário


Publicidade