Cidades

Aplicativo do GEA auxilia a população no combate ao Aedes aegypti

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) criou um aplicativo que vai auxiliar a população no combate ao Aedes aegypti. Batizado de “Detona Aedes”, a ferramenta pode ser baixada pelo Google Play por qualquer usuário, e foi criada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o objetivo de denunciar focos do mosquito.


O aplicativo é mais uma contribuição do Governo do Estado para fortalecer a campanha nacional de combate ao Aedes, que transmite a dengue, febre chikungunya e o vírus zika e a febre amarela urbana. A participação do Prodap mostra que todos os órgãos governamentais estão envolvidos na luta contra o vetor.

“Essa tecnologia acaba sendo um facilitador, no sentido de que vai ajudar no processo de educação, prevenção e denúncias. O usuário vai poder, por exemplo, fazer uma foto do local com foco da dengue, habilitando no seu aparelho celular o GPS, marcando o lugar onde foi feita a foto e enviando automaticamente ao Prodap”, explicou o diretor-presidente, José Lutiano Costa.       

Essas informações serão coletadas pelo aplicativo e enviadas ao sistema do Prodap, que em seguida repassará para a Sala de Situação Estadual de Combate ao Aedes, que trabalhará junto aos órgãos de vigilância estadual e municipais para que o possível criadouro seja eliminado. O APP pode ser baixado por qualquer cidadão, em todos os municípios do Estado. Devido o número de habitantes o alerta maior é para os municípios de Macapá, Santana e especialmente em Laranjal do Jari e Oiapoque, regiões de fronteira, respectivamente com o Pará e Guiana Francesa

O Detona Aedes irá servir também para identificar, por exemplo, quais os municípios e bairros com maior número de denúncias sobre focos do Aedes. Com isso, será gerado relatórios que irão servir de base na criação de estratégias para combater com mais intensidade o vetor.  

Em breve o Prodap irá lançar também um portal, que, além de servir como plataforma de denúncias sobre focos do mosquito, o usuário vai poder informar quando estiver sentido sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes. Com base nessas informações, profissionais da área de saúde farão contato com o usuário para orientá-lo corretamente quanto aos procedimentos a serem adotados.


Deixe seu comentário


Publicidade