I Jornada Pedagógica: Conferência sobre melhorias da aprendizagem
A conferência de abertura da I Jornada Pedagógica Internacional teve como tema “Avaliar, diferenciar e incluir para melhorar as aprendizagens: um desafio da escola do século XXI”, com a palestrante a Prof.ª Dra. Marília Pisco Cid, da Universidade de Évora, Portugal. Ela iniciou sua fala destacando sua surpresa quanto ao número de pessoas presentes no evento: mais de mil.
Em seguida iniciou suas abordagens acerca do tema, argumentando que a escola do século XXI encontra-se inserida em um contexto complexo, no qual formam-se os alunos em uma sociedade imprevisível, de incertezas, mudanças e diversidade, sendo, portanto, necessário pensar-se em uma escola para todos. “Deve-se dar especial atenção à diversidade. Nesse sentido, deve-se pensar: quem são nossos alunos? Deve-se pensar em uma escola que atenda às necessidades de cada aluno, reconhecer que cada estudante tem sua história, sua experiência e forma de aprender. Então, perante a diversidade, deve-se considerar que diferenciar implica em adequar as estratégias de ensino-aprendizagem às diversidades que temos nas escolas”.
A palestrante fez referência à fala do prefeito Clécio Luís sobre inclusão, utilizando alguns questionamentos que levam a reflexão sobre as dificuldades que os alunos podem ter para conseguir bons resultados na educação. A professora destacou também a importância de se diferenciar aspectos que influenciam no processo de aprendizagem dos estudantes, tais como: conteúdos, processos e produtos. Orientou como podem ser desenvolvidas as atividades de forma a assegurar a aprendizagem significativa ao aluno, destacando um projeto europeu, de formação de professores que tinha como objetivo melhorar as competências e conhecimentos de suas práticas em sala de aula para trabalhar grupos denominados de inclusivos.
Ela ainda referendou a importância de se construir um ambiente de aprendizagem aberto e flexível, com recursos e métodos variados. “Deve haver ainda respeito mútuo, otimismo inabalável, apoio ativo e visível no sucesso de cada aluno”, salientou. Pisco tratou sobre o feedback, destacando aspectos que o levem a ter qualidade, tais como: ser claro; dar pistas de ações futuras; promover reflexão; identificar o que já está bem feito, entre outros. Outro ponto abordado pela professora palestrante diz respeito à avaliação da aprendizagem como prática inclusiva, enfatizando a importância da diversidade de métodos e instrumentos de avaliação, requerendo na avaliação de qualidade o emprego de métodos e coletas de dados q uantitativos e qualitativos.
Também foi abordado o papel dos professores no desenvolvimento da avaliação, lembrando que as práticas avaliativas dos professores são influenciadas pela avaliação externa. Após a abertura de perguntas ao público, a conferencista finalizou agradecendo a oportunidade de participar de um evento dessa envergadura. “Realmente me surpreendi com a quantidade de professores reunidos com o fim de obter mais conhecimento. Formação é o caminho certo para a busca de melhorias na qualidade da educação, aliado a investimentos infraestruturais. A Prefeitura de Macapá e a sua Secretaria Municipal de Educação estão de parabéns pela iniciativa”, agradeceu.
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