Política

“São os primeiros 100 dias de construção da cidade de todos”, avalia prefeito de Macapá

O relatório dos 100 dias realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) mostra que organizar as contas recebidas e reavaliar o fluxo entre despesas e receitas trouxeram uma economia de alto impacto já nesses primeiros dias de gestão.


Nesta segunda (12), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, apresentou o trabalho realizado nos primeiros 100 dias à frente do Poder Executivo municipal. Alinhado às metas de curto prazo estipuladas pelo Plano de Governo, o médico cardiologista, que veio de uma carreira sólida de três mandatos na Assembleia Legislativa, determinou que as frentes de trabalho urgentes se voltassem para saúde, obras, limpeza urbana, assistência social e eficiência fiscal.

A construção de uma cidade inclusiva e com políticas públicas igualmente acessíveis é a missão recebida, explica o prefeito.

“Quando assumi a cadeira de prefeito de Macapá sabia que minha missão passava pela construção diária de uma capital justa e inclusiva, onde os serviços públicos chegassem a todos, onde quer que fossem buscados. Era isso que o macapaense esperava, é nisso que estamos trabalhando”, ressalta Dr. Furlan.

 

Retrovisor

Apesar de conduzir os primeiros dias de gestão com olhar lançado sobre o futuro, a avaliação de passos dados tem como base o comparativo justo com a Macapá recebida e a que começa a nascer.

“Não é mais campanha eleitoral e os palanques foram desfeitos, mas estamos falando de administração pública e, nessa esfera, mais do que em qualquer outra, a transparência e a prestação de contas são palavras de ordem”, disse Furlan.

As despesas com a folha de pagamento em dezembro de 2020 somavam R $42.000.000,00, em março de 2021, sob a gestão Furlan, a folha registra gastos de R $29.607.990,75, uma redução de 29,50%.

Também foram reduzidos os gastos com aluguel de veículos. De 175 carros alugados em dezembro, hoje a Prefeitura conta com apenas 54 veículos, o que representa uma redução de 69% destes gastos.

“É importante ressaltar que recebemos um total de 42 convênios federais em situação irregular, realizamos através de nossa Secretaria de Governo a prestação de contas de oito convênios, reativamos outros convênios para não devolver os Recursos já alocados ao município”, explicou a secretária da Sempla Fernanda Cabral, presente do evento de prestação de contas.

O levantamento mostra ainda que com a redução dos gastos públicos, a gestão pôde redirecionar recursos para investimentos necessários em tempos de pandemia da Covid-19, como na ampliação dos serviços de saúde do município.

 “Chega de dizer que não é responsabilidade do município e por isso não é importante. A vida das pessoas é responsabilidade do poder público e, portanto, parte da responsabilidade da Prefeitura de Macapá. Em nossas unidades ninguém morrerá por falta de atendimento, essa é a orientação dada à nossa equipe”.

 

Investimentos

Sob a liderança do prefeito Dr.Furlan, as equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foram mais longe e receberam apoio e estrutura para a atuação. Somente nestes primeiros meses do ano, a Prefeitura de Macapá já investiu R $8.704.460,57 de recursos próprios na saúde de Macapá.

Foram criadas as Salas de Estabilização e Salas Vermelhas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que são referência para pacientes com o novo coronavírus.  Só a Unidade Covid Santa Inês tem agora 25 novos leitos de observação, 25 de estabilização, 14 leitos na sala vermelha e 23 poltronas para medicação. Além disso, foi realizada a aquisição de medicamentos que não existiam na rede de atendimento e contratados fisioterapeutas para compor as equipes.

Novos respiradores foram recebidos por articulação do Senador Lucas Barreto (PSD) junto ao Ministério da Saúde e a UBS Marco Zero, construída com recursos destinados pelo deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) já está entrando na segunda etapa de obras.

Também já está em processo de empenho de recursos o projeto de construção da Maternidade Municipal, que conta com emendas destinadas pelas deputadas federais Marcivânia Flexa (PCdoB), Aline Gurgel (Republicanos) e Leda Sadala (Avante) e senador Lucas Barreto, o hospital municipal que conta com recursos do deputado Vinícius Gurgel (PL) e o Laboratório Central de Macapá, que já foi iniciado na Praça Chico Noé.

“A Prefeitura trabalha com parcerias, com união de esforços, como aconteceu para a chegada da usina de oxigênio, fruto de uma articulação do Ministério Público Estadual, Senador Davi Alcolumbre (DEM) e gestão municipal”, ressaltou o prefeito.

 

Vacina

A luta pela vacina contra a Covid-19 começou desde os primeiros dias de trabalho. No dia 15 de janeiro, o prefeito Dr. Furlan cumpriu agenda política em São Paulo. Acompanhado do Senador Randolfe Rodrigues (Rede), o gestor esteve no Instituto Butantan para articular lotes do imunizante enquanto o Governo Federal ainda organizava sua compra para o restante do Brasil.

Um dia antes, no dia 14 de janeiro, o prefeito havia se reunido com o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para solicitar a inclusão de profissionais da educação no grupo prioritário de vacinação.

As primeiras doses da vacina chegaram a Macapá no dia 20 de janeiro. A imunização começou pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

Atualmente, 12.163 profissionais de saúde já receberam a primeira dose do imunizante, 6.378 já completaram o ciclo de imunização com o recebimento da segunda dose.

 

Drives

A gestão municipal investiu em quatro pontos fixos de drive-thru, visando garantir conforto aos profissionais e ao público durante a vacinação contra a Covid-19. As estruturas estão localizadas na praça do Estádio Zerão, Floriano Peixoto, Policlínica e na Rodovia do Curiaú.

Os pontos têm estrutura metálica com oito metros de largura e quatro de comprimento, além de uma cobertura termo isolante que possui a capacidade de bloquear os raios danosos, como o UV e UVA e proporcionar ao ambiente uma temperatura agradável com iluminação natural.

A estrutura completa contará com área de trabalho climatizada, banheiro químico e um espaço de circulação que permite o atendimento de dois carros simultaneamente, que deve dar celeridade ao processo de vacinação.

O recurso para a instalação dos pontos fixos de drive-thru é oriundo do tesouro municipal no valor de R $363.341, 30.

 

Campanha ativa

Com a chegada de novos lotes, a Prefeitura avançou com a vacinação do grupo de pessoas acima de 60 anos.

Os números mostram que, atualmente, já foram aplicadas 40.258 doses da vacina em macapaenses com idade acima de 60 anos. Além disso, as ações também já chegaram para as comunidades ribeirinhas, quilombolas e grupo de pessoas com comorbidades.

 

Cobertura contra sarampo

A luta contra o sarampo também contou com uma frente de trabalho forte na capital. O número de casos apresentados nos primeiros meses do ano demonstrou que a cobertura de Macapá precisava de reforço.

Com a campanha ainda ativa, foram aplicadas 17.848 vacinas contra a doença por meio do trabalho da varredura vacinal.

“A saúde é prioridade em todas as suas frentes. Nosso trabalho é ampliar os atendimentos, equipar unidades e trabalhar, inclusive, com o reforço da imunidade do nosso povo”, disse o prefeito Dr.Furlan.

 

+ Proteção

A Prefeitura de Macapá lançou a Campanha + Proteção como uma estratégia para fortalecer a imunidade da população para prevenir o agravamento dos casos de infecção pelo novo coronavírus. As ações consistem na busca ativa de pacientes sintomáticos da Covid-19, disponibilização dos testes rápidos, distribuição de máscaras reutilizáveis, e de um complexo de substâncias que reúne vitaminas C e D, Zinco e Ivermectina.

“A Prefeitura de Macapá, acompanhando o que se passa no país e com o apoio do Comitê Médico de Saúde do Amapá, montou uma estratégia para prevenir que pacientes com a Covid-19 cheguem em estado grave às UBSs. Essa é uma das ferramentas que temos para evitar que a capital entre em colapso. O protocolo não impede que as pessoas se contaminem, mas reforça a imunidade. Precisamos lutar com todas as armas possíveis”, destacou o prefeito.

A campanha é executada pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular. Sob a liderança da secretária Dra Rayssa Furlan, somente no primeiro mês, as ações alcançaram cerca de 25% da população de Macapá. Atualmente, o + Proteção já entregou de 150. 000 mil complexos.

 

Autismo

O olhar da gestão tem como prioridade ainda a parceria com associações que prestam assistência aos autistas de Macapá. No dia 1º de abril, o prefeito Dr. Furlan assinou o termo de cooperação técnica para ampliação dos serviços de atendimento destinados às crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA).

O termo estabelece o direcionamento de uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais que vão auxiliar no atendimento dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista que são recebidos pela AMA.

“Sei do importante papel que a AMA desenvolve na sociedade. O termo vem para melhorar o atendimento das nossas crianças e adolescentes com autismo. Hoje é um dia especial, que marca uma nova trajetória do cuidado com as pessoas autistas. Quero que todas as famílias que têm anjos azuis tenham acesso a serviços de qualidade”, disse o prefeito.

 

Obras

À Secretaria Municipal de Obras (Semob) foi dado o comando de retomar as obras paralisadas, recuperar vias e passarelas e investir em novas obras.

O trabalho iniciou na primeira semana de gestão. No dia 08 de janeiro, as equipes da Semob já estiveram na obra de mobilidade urbana localizada no bairro Congós. Desde então, os serviços se espalharam na cidade.

Nos primeiros 100 dias de gestão Furlan são registrados 425 trechos recuperados com frentes de recapeamento asfáltico, mais de 7 km de pontes reformadas e 68 pontos desobstruídos em canais naturais e bueiros.

A Semob mantém atualmente 28 obras em andamento. Obras como o Shopping Popular e Policlínica da zona norte –, parados há anos, também foram retomadas e nas próximas semanas serão entregues à população.

Limpeza urbana

A tradição tucuju aponta que o inverno amazônico se intensifica nos primeiros meses do ano em Macapá. A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, criou um Plano de Atendimento Emergencial para amenizar os impactos das chuvas neste período e prevenir alagamentos.

O plano de ação tem como base um relatório de mapeamento apresentado pela Defesa Civil, que apontou que a maioria das ruas ou áreas de ressacas ocupadas alagam devido ao acúmulo de lixo despejado de forma irregular. Esse material acaba obstruindo as galerias de esgoto e bocas de lobo.

O trabalho nesses espaços públicos iniciou ainda na primeira semana de janeiro. Atualmente, a Zeladoria Urbana já contabiliza 32.792,36 toneladas de lixo urbano coletados e transportados ao Centro de Tratamentos de Resíduos Sólidos de Macapá. Sendo, 19.343 referentes a resíduos domiciliares, 6.870,02 retirados na limpeza urbana e 4.828,08 oriundos da limpeza de canais.

 

Assistência Social

É parte da missão da gestão pública favorecer o acesso da população às políticas assistencialistas e essa missão se torna ainda mais urgente quando a crise instalada pela pandemia da Covid-19 afeta a tantos.

Por essa razão, a assistência social municipal é uma das prioridades do governo Furlan.

“A crise imposta pelo coronavírus no mundo afeta principalmente quem trabalha na ponta, de forma informal. Além das tantas despedidas que o povo precisa enfrentar em suas casas, a fome é a primeira a chegar. Não podemos abandonar essas pessoas, prestar assistência é nosso trabalho”, ressaltou o prefeito.

As ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) já chegaram a diversas comunidades e alcançaram 4.776 cidadãos de baixa renda com a destruição de 2.785 cestas orgânicas, 1.385 cestas básicas, 418 vales- gás, 252 kits para bebês, 300 auxílios funerais e 54 aluguéis sociais.

Além dos benefícios eventuais distribuídos, a Prefeitura de Macapá executa por meio da Semas o pagamento do Auxílio Alimentação, que é uma política pública de segurança alimentar que conta com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 19 milhões alocados pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede), e deputados federais Acácio Favacho (Pros) e Luiz Carlos (PSDB). O valor do benefício é de R $300, dividido em duas parcelas de R$150.

Em 2021 já foram entregues 2.624 cartões nas escolas municipais e 187 aos trabalhadores vinculados à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). No total, já foi pago esse ano para todos os perfis contemplados, o valor de R$1.732.200,00.

 

Cidade de todos

” Essa é uma cidade para todos em construção. Sabemos que temos muito trabalho pela frente ainda. Muitas etapas a vencer, temos sonhos grandes na cultura, para mulheres, jovens e crianças. Acredito que o povo que nos escolheu sabe o quanto temos trabalhado. Em nossas redes sociais e nos demais canais oficiais de comunicação é possível acompanhar tudo. Desde o dia que entrei na Prefeitura de Macapá, conduzido pelo povo, tenho empenhado forças ao lado da minha equipe para nos fazer crescer como município”, concluiu Furlan.


Deixe seu comentário


Publicidade