Cidades

Aulas na rede municipal de Macapá iniciam dia 14 de março

 Outro fator é que, com a mediação do Ministério Público do Amapá, na pessoa do promotor Alexandre Monteiro, a Prefeitura de Macapá pediu, em novembro de 2015, professores do quadro do Governo do Estado para serem cedidos ao Município.


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que o calendário do ano letivo 2016 terá início no dia 14 de março. Antes previsto para o dia 7, o adiamento foi necessário para se fazer ajustes de pessoal, uma vez que a Semed ampliou o número de salas de aula e registrou mais de 10 mil novas matrículas. Além disso, algumas escolas estão em processo de finalização de reformas.

 Outro fator é que, com a mediação do Ministério Público do Amapá, na pessoa do promotor Alexandre Monteiro, a Prefeitura de Macapá pediu, em novembro de 2015, professores do quadro do Governo do Estado para serem cedidos ao Município. Ambas as instâncias estão definindo o trâmite legal para esta cessão, uma vez que a prefeitura ficará com a responsabilidade de pagar a regência de classe dos professores.

 Matrículas
 Em observância à recomendação do Ministério Público e determinação da Promotoria de Justiça, o processo de matrículas ainda está em andamento, na fase de atendimento de Cadastro Reserva. Outro fator é que há escolas, a exemplo da Antônia Barbosa, cujo ano letivo encerrou no fim de fevereiro.

 Reformas
 Com a adequação de novos espaços nas unidades escolares, foram abertas mais 60 salas de aulas e o Município teve um salto de 32 mil para aproximadamente 38 mil matrículas, até o momento. Somente nas séries iniciais (1º e 2º períodos da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental) foram abertas 10 mil novas vagas. “Em função disso, foi necessário ampliarmos os espaços, reestruturarmos algumas escolas, alugarmos novos prédios para atender, por exemplo, a demanda do bairro Congós. Assim, há escolas que ainda passam por processo de reformas e pequenos reparos, como a Pequeno Cidadão (obras previstas para encerrar dia 5 de março); Pequeno Príncipe (obra com previsão de término para dia 12); Maria José Ferreira, no Araxá (dia 12); Meu Pé de Laranja Lima, Esforço Popular, José Duarte, Raimunda Virgolino, dentre outras”, explica a secretária de Educação, Dalva Figueiredo.

 Com as aulas iniciando dia 14 de março, a rede municipal acrescentará mais sábados letivos, com a garantia de que não haverá qualquer atraso no calendário.


Deixe seu comentário


Publicidade