Cidades

Diocese de Macapá lança tema do Círio de Nazaré 2021

Com o tema ‘Jesus, Maria e José, Família de Nazaré, Exemplo de Oração, Trabalho e Fé!’, programação contará com a romaria fluvial e romaria dos ciclistas e motociclistas, além de celebração de missas em homenagem às vítimas da Covid-19 e a 4ª edição do Concurso para Universitários sobre o Círio de Nazaré na Amazônia Amapaense.


Lana Caroline
Da Redação

 

A Diocese de Macapá apresentou no último sábado (12), o tema do Círio de Nazaré 2021 e também a novidade que será acrescentada na festividade deste ano. A programação detalhada, o cartaz, o tema e o lema da festa foram apresentados pela comissão organizadora, representados pelo bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, o coordenador do Círio, padre Rafael Donneschi, e Alciney Souza.

Intitulado ‘Jesus, Maria e José, Família de Nazaré, Exemplo de Oração, Trabalho e Fé!’, o círio deste ano não irá realizar, novamente, a grande procissão, por conta da pandemia. O bispo Dom Pedro José lamenta a falta da procissão em mais um ano.

“Claro que sempre queremos ter a grande procissão, pois assim o povo manifesta seu carinho, sua alegria. Este ano o tema é sobre família, e precisamos viver com mais fraternidade, partilhar a vida, ser oficinas de paz, convivência e que se espalhe no mundo inteiro”, falou.

O coordenador do círio deste ano, padre Rafael Donneschi, falou que as programações ainda estão sendo esboçadas de acordo com o ponto de vista sanitário, e que, mais uma vez, foi excluída a possibilidade de procissão.

“Excluímos a possibilidade de procissão. Iremos repetir a experiência do ano passado, de fazer quatro carreatas no dia do círio. Depois, teremos a possibilidade de hospedar, na catedral, várias celebrações”, afirmou.

A Romaria Fluvial será mantida, e ainda haverá a Romaria dos Ciclistas e Motociclistas. Uma das novidades é a celebração de missas em homenagem às vítimas da Covid-19.

“A novidade deste ano, se as autoridades permitirem, é fazer uma homenagem às vítimas da pandemia. Serão três missas nos cemitérios da cidade, nas três sextas-feiras que antecedem o círio, no dia 24 de setembro, 1 e 8 de outubro”, informou o padre Rafael.

Outra novidade é a 4ª edição do Concurso para Universitários sobre o Círio de Nazaré na Amazônia Amapaense. O concurso contará com premiação nas categorias Texto (Resenha), Fotografia e Vídeo relacionados com o tema “Superação Econômica da Família durante a Pandemia”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=bo6VHU9sXg8&feature=youtu.be


Deixe seu comentário


Publicidade