Cidades

Abertura do ano letivo alerta para o enfrentamento ao Aedes

Combate


Segunda-feira, 14, iniciam as aulas em grande parte das escolas da rede municipal de ensino de Macapá, e o prefeito Clécio Luís, a secretária Dalva Figueiredo e comitiva farão a abertura oficial simbolicamente em quatro unidades: Moranguinho, Wilson Malcher, Aracy Nascimento e José Duarte. Com a mobilização nacional da sociedade no combate ao mosquito Aedes aegypti, este ano a campanha será fortalecida também dentro e fora das salas de aula, nas 80 instituições de ensino.

O projeto “Macapá mais bonita, sem dengue, sem zika!” será tema de trabalhos pedagógicos e ações, e o passo inicial será dado no primeiro dia de aula, quando as escolas abrirão seus portões para mais um ano letivo, tendo como foco a cidadania e a missão de se estimular a formação de uma legião de pequenos defensores do meio ambiente. Nessa missão, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com a parceria fundamental das secretarias de Saúde de Macapá (Semsa), Municipal e de Estado do Meio Ambiente (Semam/Sema) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Na Semed, todas as divisões serão envolvidas no projeto, que objetiva a sensibilização, mobilização e ações práticas no combate ao mosquito. “Nosso propósito é intensificar os projetos dentro das escolas ainda no primeiro semestre do ano, pois é o período de maior incidência de chuvas e, consequentemente, maior acúmulo de água parada, momento propício para que as crianças levem para suas casas o que vão aprender na escola e também realizar ações que envolvam toda a comunidade”, diz a secretária de Educação, Dalva Figueiredo.

“O projeto será executado no período de março a setembro. Cada gestor deverá fazer as adequações de acordo com a realidade vivenciada no contexto em que a sua escola está inserida”, explica a chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Jacineide Miranda.

O projeto prevê ainda a formação de professores e dos alunos, esta ação acontecerá com o apoio da Semsa; a eleição dos defensores ambientais, que envolverá alunos da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); atividades culturais; compromissos sociais de mobilização e promoção da cidadania; gincanas do conhecimento; caminhada ecológica; produção de trabalhos manuais; blitzen educativas; oficinas de educação ambiental; distribuição e plantação de mudas de árvores; fiscalização.


Deixe seu comentário


Publicidade