Doutoranda da Unifap conquista segundo lugar em prêmio regional
Pesquisa que ajuda no combate ao Aedes aegypti garante segundo lugar em Prêmio Empreendedorismo Sustentável.
A pesquisa relacionada à “produção de nanoemulsões inseticidas a base de óleos de sucupira-branca no estado do Amapá” desenvolvido pela doutoranda do Programa de Inovação Farmacêutica da Unifap, Anna Eliza Oliveira, conquistou o segundo lugar no Prêmio Empreendedorismo Sustentável 2016, do banco Santander. A pesquisadora receberá R$ 30 mil pela colocação. O trabalho foi orientado pelo professor José Carlos Tavares.
Estudos preliminares apontaram que o produto extraído da semente da sucupira-branca mostrou-se promissor no combate ao mosquito Aedes aegypti. A eficácia no uso do óleo foi de 70% em relação a mortalidade das larvas do mosquito transmissor do zika vírus, dengue e febre chikungunya. A pesquisa continua e a intenção é disponibilizar o produto à sociedade em breve.
O projeto vice-campeão concorreu com outros 36 projetos das oito universidades federais da região norte. Oito critérios para avaliação foram observados pela comissão julgadora na escolha dos três primeiros colocados, entre eles o potencial para geração de riqueza e empregos locais e região.
O Prêmio Empreendedorismo Sustentável foi criado com o objetivo de incentivar alunos, professores e universidades da região norte do País, a desenvolverem ideias empreendedoras com ênfase na geração de negócios, na aplicabilidade de economia reversa e nos benefícios para a sociedade do entorno.
Deixe seu comentário
Publicidade