Ainda de acordo com o coronel PM Paulo Matias, comandante do BRPM, existe, hoje, uma integração entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC) no sentido de combater o mercado negro de armas. Um dos fatores determinantes para a apreensão de armas tem sido a própria população.
“É imprescindível esclarecer que a população é fundamental nesse processo. A segurança pública não é apenas a polícia ostensiva, ou seja, aquela que está na rua. O cidadão (civil) faz parte desse processo. Grande parte das armas e drogas apreendidas é resultado de denúncias feitas pela comunidade, então, aquele cidadão que sabe de movimentações criminosas tem o dever de denunciar”, observou.
Dados levantados pelo serviço estatístico da Polícia Militar revelam que apenas no primeiro trimestres de 2016 foram apreendidas 19 armas de fogo. A maioria dessas armas era de uso restrito das polícias, ou seja, pistolas Ponto 40, 380 e outras armas de grosso calibre. Em quase todos os casos o armamento tinha a numeração raspada, o que dificulta se apurar a origem dessas armas.
Questionado se é a favor ou contra o cidadão armado, Paulo Matias foi enfático: “Desde que haja toda legalidade e treinamento para manuseio dessa arma, sou favorável. Mas, temos que explicar que uma arma em casa pode ser um atrativo ao mesmo tempo para um criminoso. Vários são os casos em que bandidos acabam recebendo informações que em determinada residência existe uma arma. Logo essa família acaba sendo alvo desses elementos”, declarou.
A participação popular tem sido altamente positiva nas operações do BRPM. Em 2015 houve uma apreensão de mais de 40 quilos de drogas realizado pelo Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM). Na última semana, uma ação conjunta com a Coordenadoria de Inteligência e Operações Especiais (CIOP/Sejusp) e o Núcleo de Operações e Inteligência (NOI), da Polícia Civil, resultou na apreensão de quase dez quilos de maconha. A droga estava na casa de um traficante de 25 anos de idade que mora no bairro Nova Esperança.
Deixe seu comentário
Publicidade