Cidades

‘Trilhas’ aperfeiçoa trabalho de alfabetizadores em Macapá

Parceria


Nesta segunda-feira, 25, ocorre a formação presencial do Projeto Trilhas 2016 para professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Macapá. O curso será no auditório do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josiete Oliveira Barroso (Cepajob), das 8h às 11h. Aproximadamente 150 educadores serão capacitados nessa proposta que se configura como mais uma entre tantas as iniciativas de incentivo à leitura adotadas pela Prefeitura de Macapá para melhorar a educação básica. O Trilhas é um projeto do Instituto Natura, ao qual a prefeitura aderiu em 2012.

Na formação, os professores conhecerão as premissas e concepções do projeto, os materiais didáticos disponibilizados e como aperfeiçoar o seu uso. Será apresentada a Rede de Apoio à Educação (Rede Ancoragem), como o Trilhas trabalha integrado ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com universidades públicas e os sistemas de ensino de estados e municípios.

Também serão orientados sobre como se cadastrar no Portal Trilhas para ter acesso a diversas modalidades de Formação a Distância. Além do curso, o portal disponibiliza informações voltadas à educação, jogos educativos, cadernos e fóruns onde os participantes podem interagir com professores de todo o Brasil, socializando suas práticas e tendo a oportunidade de conhecer outras. Os professores também recebem um kit de jogos e cadernos de orientações para trabalhar diferentes gêneros textuais em sala de aula, elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças de 6 anos que frequentam o primeiro ano do ensino fundamental.

O Projeto Trilhas é uma iniciativa do Instituto Natura, que utiliza 100% dos recursos da venda dos produtos Crer para Ver para incentivos à Educação. Foi criado em 2011 e aplicado em escolas do estado de São Paulo. Vendo os resultados, o MEC adotou como política pública que atua com os anos iniciais. Em 2012, todos os municípios do Amapá aderiram ao projeto.


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