Cidades

Número de conciliações aumenta 26,14% na 3ª Vara do Juizado Virtual

O novo CPC propõe a conciliação como uma ferramenta indispensável para a celeridade nos Juizados e Varas


A 3ª Vara do Juizado Virtual Especial Cível da Comarca de Macapá, comemora um aumento nos índices de conciliação. Nos primeiros meses de 2016 houve um avanço de 26,14% de acordos conciliatórios em comparação aos dois últimos anos.

A juíza titular, Nelba de Souza, explicou que anteriormente não havia uma estipulação de metas a serem atingidas. As audiências eram realizadas, mas ainda não existia o estabelecimento de um percentual a ser alcançado. Feitos os levantamentos e estudos, foi verificado quais práticas poderiam ser adotadas para estimular a conciliação.

Uma das medidas tomadas foi uma nova distribuição na equipe da 3ª Vara do Juizado Virtual, com o deslocamento de uma técnica judiciária para auxiliar na sala de conciliação. “Ter pessoas qualificadas e bem treinadas é essencial e positivo. Para isso deslocamos a servidora Juliana Soares que tem formação na área jurídica para coordenar a conciliação, e demos um grande salto percentual. Em 2014 tínhamos um índice de 14,69%; em 2015 passamos a estabelecer uma meta e chegamos ao número de 19,18%. E agora, nesses primeiros meses de 2016, já conseguimos avançar para 26,14%. Fiquei animada e satisfeita em ver que essa medida tanto resultou”, destacou a magistrada.

A técnica judiciária, Juliana Maria Soares, se mostra também muito satisfeita em poder contribuir para aumentar os índices de conciliações como também para enxugar as pautas de instruções.

“O novo CPC propõe a conciliação como uma ferramenta indispensável para a celeridade nos Juizados e Varas. Hoje buscamos conseguir mais acordos para que o jurisdicionado possa ter acesso mais eficaz ao Judiciário”, explicou Juliana.

Na 3ª Vara Cível são 15 audiências de conciliação realizadas diariamente, e nas semanas mensais de conciliação esse número passa a ser de 20 a 30 audiências. A Vara trabalha também com uma média de 5 audiências de instrução por dia. Atualmente os casos mais comuns são as demandas contra a companhia de eletricidade, planos de saúde, operadoras de telefonia, entre outros.


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