Aniversário de Macapá é comemorado com ação de saúde
Testagem, vacinação e atendimento médicos são os serviços ofertados. A ação acontece das 8h às 14h.
Nesse ano, a comemoração do aniversário de Macapá está sendo feita de forma diferente. A programação tradicional, que contemplava tiros de canhões na Fortaleza de São José de Macapá e atividades culturais, deram lugar a uma ação de saúde promovida pela Prefeitura de Macapá.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou dez pontos para realização de testagem, a fim de identificar eventuais casos de infecção por coronavírus, e vacinação. Além disso, também está sendo ofertado acolhimento, atendimento médico e dispensação de medicamentos para o público adulto e infantil.
Os serviços são ofertados por, aproximadamente, 480 profissionais do Governo Federal, do Estado e da Faculdade Anhanguera, que são parceiros da Prefeitura na ação.
Os irmãos Alex e Erick Fernandes, de 17 e 18 anos respectivamente, foram atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pantanal. Eles foram até o ponto para aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19.
Para Alex Fernandes, a vacinação é uma das formas mais eficazes de proteção. Ele diz que fez isso para proteger a si e as pessoas com quem convive.
“Além de me proteger, a vacina garante a proteção da minha família, em especial do meu pai que é idoso. Hoje eu estou fazendo isso por mim e por eles”, diz o estudante.
Erick Fernandes, comenta que, além da vacina, ele e toda sua família continuam com as medidas de prevenção e proteção contra o coronavírus.
“Mesmo vacinado continuamos lavando as mãos, usando máscara e mantendo o distanciamento porque assim estaremos mais protegidos”, complementa.
A Prefeitura também disponibilizou um ponto dedicado a imunização das crianças de 5 a 11. O procedimento é feito no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.
Entre as pessoas atendidas, estava Ingrid Amora, 25 anos, que vacinou seus três filhos, João Pedro, de 5 anos, Pablo William, com 7 anos e Letícia Gabrielly, de 9 anos. A dona de casa conta que todos estão em idade escolar e que buscou a vacinação como uma medida de proteção extra para o início do período letivo.
“Em breve eles vão começar a frequentar a escola e farão isso com uma segurança a mais porque já se vacinaram contra a Covid-19. Essa é a garantia de que eles vão estar seguros”, comenta.
A funcionaria Eliana Medeiros, 54 anos, aproveitou a ação para tirar a dúvida a respeito de uma possível infecção por coronavírus. Ela foi até a quadra da Igreja Jesus de Nazaré para fazer o teste após a identificação de alguns casos positivos no seu local de trabalho.
“Como a demanda por teste está alta tanto na rede pública quanto na rede privada, aproveitei a descentralização desse serviço para fazer o exame”, ressalta.
Deixe seu comentário
Publicidade