Cidades

Fé e esperança marcam a tradicional missa em comemoração ao aniversário de Macapá

Missa foi celebrada na Catedral de São José de Macapá, no Centro.


Fé, esperança e amor ao próximo marcaram a tradicional missa em comemoração ao aniversário de 264 anos de fundação de Macapá. A celebração religiosa faz parte da história da cidade banhada pelo rio Amazonas. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (04), na Catedral de São José Macapá, localizada no Centro.

 

Tradição e religiosidade fazem parte do que é ser macapaense, remete a história da cidade do meio do mundo. A missa agradece a passagem do aniversário de Macapá, que tem como padroeiro São José, imortalizado às margens do Amazonas.

 

A cerimônia iniciou com o simbolismo religioso católico, com a entrada da cruz e castiçais. Seguida da placa de aniversário da cidade, carregada pela marabaixeira Esmeraldina Santos, figura ilustre da manifestação do marabaixo no Amapá. Finalizando com as bandeiras do Brasil, levada pela primeira-dama do Município, Dra. Rayssa Furlan, do Amapá, com o vice-governador do Estado, Jaime Nunes, e de Macapá, com o prefeito Dr. Furlan.

 

‘’Agradeço a Deus, a Nossa Senhora de Nazaré e ao Padroeiro São José, por mais um ano de graças. Celebramos os 264 anos da nossa querida Macapá, uma cidade única em seu jeito tucuju. Temos um povo acolhedor, que é a nossa prioridade na gestão. Nos doamos por inteiro para entregarmos um trabalho de qualidade para a população, pois entendemos que nossa gente merece transbordar de felicidade’’, discursou o prefeito Dr. Furlan.

Celebração

A missa foi promovida em conjunto pelos padres Gerson Lúcio, Álvaro Nonato e Rafael Donnesch. Na liturgia católica, o dia 4 de fevereiro marca a sexta-feira da 4ª semana do Tempo Comum, que celebra os Mistérios de Cristo, um momento em que os fiéis buscam seguir os ensinamentos de Jesus, testemunhando sua fé.

 

A primeira leitura, do Livro de Eclesiástico, falava do amor de Davi ao seu criador. A passagem foi proferida pelo secretário Municipal de Educação, Rodrigo Gomes. O salmo 17, ’Louvado seja Deus, meu Salvador!’, exaltou o divino. A aclamação do evangelho foi professada segundo Marcos, narrando sobre João Batista.

 

‘’Macapá é a cidade que Deus nos deu a graça de viver e temos que agradecer por esse dom recebido dele. As leituras ajudam a entender como a nossa vida deve ser movida, devemos caminhar no caminho do senhor. Precisamos construir uma cidade forte. Que nosso senhor Deus abençoe Macapá nestes 264 anos e também aqueles que nasceram ou escolheram viver aqui’’, destacou o Padre Gerson Lúcio.

 

A aposentada Maria de Fátima Amanajás Pena, de 70 anos, saiu cedo de casa para prestigiar mais uma missa em homenagem a Macapá. ‘’Participo há muitos anos da celebração que parabeniza a cidade, desde quando era realizada na antiga catedral [Igreja de São José de Macapá]. Deixo como mensagem neste dia especial que sejamos mais unidos, pois a missa é isso: transmite paz!’’, apelou.

 

Autoridades

Além da população macapaense e autoridades religiosas, estiveram presentes na celebração o secretariado municipal de Macapá, o senador Randolfe Rodrigues (Rede), a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), o deputado estadual Diogo Senior (PMB) e o vereador Paulo Nery (Cidadania).

 

O momento religioso respeitou os protocolos sanitários de combate ao coronavírus, como distanciamento entre os fiéis e disponibilização de álcool em gel.


Deixe seu comentário


Publicidade