Última Hora

Órgãos de Defesa trabalham para evitar enchente em Ferreira Gomes

Técnicos do Governo do Estado do Amapá estão, desde a tarde desta terça-feira, 26, no município de Ferreira Gomes para, juntamente com a Prefeitura do município e a empresa Ferreira Gomes Energia, iniciarem os trabalhos preventivos para minimizar possíveis efeitos causados pelas cheias do Rio Araguari.


 
GEA e Prefeitura de Ferreira Gomes ressaltam que não há motivos para pânico da sociedade, que o volume das águas está sendo monitorado e a situação está controlada, porém, a população deve se manter alerta em função das atuais condições climáticas.

O trabalho dos órgãos públicos de segurança e Defesa Civil são preventivos e consistem, também, no mapeamento das áreas risco, monitoramento do nível do rio e orientações às famílias em caso de remanejamento.

Além da Defesa Civil Estadual, a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) participa dos trabalhos em Ferreira Gomes. As informações atualizadas sobre a situação no município serão disponibilizadas no site do Governo (www.ap.gov.br) e na FanPage da Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes (www.facebook.com/prefeituramunicipaldeferreiragomes).

Em alerta
 – A Prefeitura de Ferreira Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, junto com a Defesa Civil do Estado do Amapá, monitora de perto a rápida subida do rio Araguari. Nas últimas 24 horas, o nível das águas subiu mais de um metro e, segundo informações repassadas pelas três hidrelétricas, o nível pluviométrico nas cabeceiras do rio está muito alto, ocasionando grande volume de água. A vazão de água nas comportas da empresa Ferreira Gomes Energia está em três mil metros cúbicos por segundo.

Em parte do bairro do Matadouro, área baixa da cidade, algumas ruas já foram inundadas. Nas próximas horas ainda espera-se que o volume de água possa aumentar, podendo haver casas e famílias afetadas. A alta do rio Araguari também se dá em função da maré lançante.

A Prefeitura mantém uma equipe de prontidão para qualquer emergência, além de carros e caminhões. Na última medição o nível do rio estava 2,90cm acima no nível normal.
 

Deixe seu comentário


Publicidade