Os resultados apresentados nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos consolidaram a Jamaica como uma das potências do atletismo mundial. Em Pequim 2008 e Londres 2012, o país conquistou 11 e 12 medalhas, respectivamente. Esse número representa quase 35% do total de pódios obtidos na história da modalidade (66).
Isso significa também que, se a média for mantida no Rio 2016, os jamaicanos entrarão no Top 10 dos maiores medalhistas do atletismo olímpico, tanto no número de ouros quanto no total de medalhas. Adotando as vitórias como primeiro critério de desempate, a Jamaica ocupa atualmente o décimo quarto lugar, com 17 ouros, quatro a menos que a Suécia, em nono. Considerando que os jamaicanos trouxeram nove ouros nas últimas duas edições e que o único adversário com resultados semelhantes acima no ranking é a Etiópia, hoje na décima posição, eles devem superar Itália, Austrália, Alemanha e Suécia.
No número total de medalhas, a situação é ainda mais confortável. Em décimo primeiro, a Jamaica precisa conquistar sete medalhas a mais que a Austrália para entrar no Top 10. Em 2012, os australianos passaram em branco no atletismo, o que confirma a tendência. Todas as medalhas conquistadas pelos jamaicanos em Pequim 2008 e Londres 2012 vieram nas provas de pistas.
Deixe seu comentário
Publicidade