Esportes

Alunos de escolas estaduais vivem expectativa para conduzir a Tocha

Alunos de ambas as instituições foram escolhidos através de um concurso de redação que teve o tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. O revezamento da Tocha no Amapá vai acontecer no dia 16 de junho e contará com apoio do Governo do Estado.


Estudantes das Escolas Estaduais Irmã Santina Rioli e Cecilia Pinto já vivem a expectativa de participarem da condução da Tocha Olímpica, durante a passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos no Amapá.

Alunos de ambas as instituições foram escolhidos através de um concurso de redação que teve o tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. O revezamento da Tocha no Amapá vai acontecer no dia 16 de junho e contará com apoio do Governo do Estado.

As escolas foram escolhidas de acordo com critérios exigidos pelo MEC que levou em consideração indicadores educacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de cada instituição de ensino. No Amapá, foram selecionados dois estudantes do Ensino Fundamental e um do Ensino Médio.

A subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF/PR) encaminhou um documento aos gestores das duas escolas  informando que entrará em contato às vésperas da participação dos estudantes, passando instruções sobre o evento. Os três alunos receberão um kit com uniformes especiais que terá camiseta e short personalizados e que deverão ser utilizados no dia do revezamento da Tocha Olímpica.

A diretora da Escola Cecilia Pinto, Ângela Pantoja, contou que participaram do concurso de redação o total de 550 alunos. Segundo ela, os professores e técnicos da instituição contribuíram para escolha da estudante que representará o Estado no evento. “Nossa escola teve o direito de apenas uma vaga e a Escola Santina Rioli duas vagas. Fizemos o concurso, realizamos todos os procedimentos e deu tudo certo. Agora é só esperar o grande momento”, comemorou.

 

Perfil dos campeões

Os alunos da Escola Estadual Irmã Santina Rioli, Yasmin Caroline Monteiro e Yuri Montenegro, disputaram com outros 320 estudantes as duas vagas para participar do evento que vai conduzir a Tocha nas terras tucujus. Os jovens tiveram que escrever uma redação com tema “Construindo a Paz”.

Yasmin Caroline Monteiro, de 14 anos de idade, cursa a 8ª seria do ensino fundamental, ela mora na zona sul de Macapá. A aluna discorreu sobre “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. “Quis falar um pouco da mistura dos povos, da união, fraternidade e harmonia que esses atletas têm com o esporte, estou muito feliz por participar desse evento que é histórico”, destacou.

Yuri Montenegro, tem 14 anos de idade, mora no bairro do Trem, na zona sul da cidade. Ele escreveu sobre “A emoção dos Jogos Olímpicos”. “Pensei muito no meu tema e falei sobre um dos assuntos delicados como preconceito e racismo, mas, também falei sobre a emoção das torcidas a movimentação dos países e a importância do esporte, vou representar os amapaenses e todos os estudantes nesse momento especial”, contou.

A Escola Escola Estadual Cecilia Pinto, localizada no bairro Buritizal, na zona sul, também teve um aluno escolhido para conduzir a Tocha Olímpica. A vencedora foi a aluna Fernanda Vilhena da Silva, de 17 anos, que discorreu sobre “Olimpíadas, união entre as nações”. “Falei sobre as dificuldades dos atletas paraolímpicos, sabemos que não é nada fácil participar de eventos grandes como esse. Esse ano será especial para todos nós, vamos torcer juntos por todos”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade