Esportes

Iziane anuncia sua aposentadoria após Rio 2016: “Quero sair por cima”

Com quatro Mundiais na bagagem e titular da seleção brasileira, ala planeja se despedir com pódio olímpico e não descarta virar cartola


Após a conquista do título inédito do Sampaio Corrêa na Liga de Basquete Feminino (LBF), Iziane Castro sonha com a medalha olímpica no Rio 2016 para encerrar a carreira de duas décadas nas quadras em um ano perfeito. Titular absoluta da seleção brasileira e referência de sua geração, a ala de 34 anos fez a sua estreia em Olimpíadas em Atenas 2004. Em oito jogos, a maranhense anotou 120 pontos na campanha pelo quarto lugar. Tornou-se uma das principais esperanças do país em busca de bons resultados nas edições seguintes dos Jogos, no entanto, atos de indisciplina a deixaram fora de Pequim 2008 e Londres 2012. Mais madura, voltou a defender as cores do Brasil três anos depois.

– Não quero que o basquete me deixe. Não quero chegar na quadra e não poder fazer mais aquilo que eu fazia tão bem. Quero sair por cima. É uma escolha minha. Quero sair enquanto eu ainda posso brilhar e ser a Iziane que eu sempre fui. Não quero que o basquete me abandone e que eu saia por não poder mais fazer aquilo que eu gosto. Por que não sendo campeã brasileira e medalhista olímpica? Que melhor momento melhor para eu me aposentar, já que a idade está ali? – revelou Iziane.

Cansada da rotina árdua de treinos e das constantes lesões nos dois tendões de Aquiles, a ala admite que o desgaste para se manter em alto nível foi determinante para. Eleita MVP (jogadora mais valiosa) das finais da LBF contra o Corinthians/Americana, com média de 18 pontos por partida, a maranhense encontrou o equilíbrio no fim da carreira.

– Em 2004, eu era uma sonhadora. Em 2008, eu era uma rebelde. Em 2012, era uma devotada, uma pessoa que realmente se doou para aquilo. Hoje, me sinto uma pessoa mais amadurecida. Estou no fim da minha carreira e tenho o prazer de dizer que eu conquistei muito mais do que eu imaginava, mas não estou satisfeita. Quero mais. Quero essa medalha olímpica para encerrar a minha carreira em grande estilo – disse Iziane.


Deixe seu comentário


Publicidade