Política

Deputada Luciana Gurgel cria o programa ‘Qualifica Amapá’

Probabilidade de acesso ao mercado de trabalho


A deputada Luciana Gurgel (PMB) criou o programa ‘Qualifica Amapá’ destinado à qualificação de trabalhadores amapaenses, oferecendo, na primeira fase, cursos básicos gratuitos de corte de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure. A iniciativa começa por Macapá, mas a intenção é ser expandida aos demais municípios do estado.

A parlamentar anunciou o programa, nessa semana, ao fazer um balanço das atividades do seu mandato durante sessão da Assembleia Legislativa, citando, entre outras realizações, as seiscentas assinaturas coletadas pelos líderes comunitários e moradores da Lagoa dos Índios e Goiabal, reivindicando drenagem e pavimentação asfáltica do ramal que liga as duas comunidades.

A população da Lagoa dos Índios e Goiabal está enfrentando diversos transtornos. Em dias secos, os moradores lutam contra a poeira; nos dias chuvosos, a lama e falta de trafegabilidade dificultam e impedem o trânsito dos residentes e veículos.

Luciana também ressaltou convite recebido pelas alunas da terceira turma da Unimulher, da Unifap, com objetivo principal de oportunizar às acadêmicas o desenvolvimento do TCC, sob o tema “A mulher na política”. Durante a visita, a deputada concedeu entrevista às acadêmicas, que tiveram a oportunidade de saber mais sobre a participação feminina nas casas legislativas.

Ainda sobre o programa Qualifica Amapá, Luciana informou que a base da qualificação funcionará na Central do Trabalhador Autônomo (CTA) do Buritizal, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Neste primeiro momento a deputada fará um termo de cessão temporária de todo o material para a realização dos cursos.

O Qualifica Amapá proporcionará a probabilidade de acesso ao mercado de trabalho e habilitará o trabalhador a exercitar seus direitos à cidadania, bem como contribuir para o desenvolvimento local e regional. “Existe muita gente que necessita apenas de uma oportunidade para abrir o próprio negócio ou então conseguir uma vaga de emprego. O Qualifica Amapá tem esse perfil. São cursos básicos direcionados ao mercado de trabalho”, destacou Luciana Gurgel.

As inscrições para o programa ocorrem desta segunda-feira, 16, ao próximo dia 20, das 8h às 13h, no prédio da CTA, na rua Claudomiro de Moraes, bairro do Buritizal. Ao fim do treinamento o candidato ficará cadastrado no banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e receberá carteira de trabalho e certificado.


Deixe seu comentário


Publicidade