Política

Ministro é convocado a prestar esclarecimentos sobre fim do MinC

Para o senador amapaense, a recente decisão do Ministério da Cultura vem causando muita preocupação na sociedade e no meio artístico.


Foi aprovado, durante reunião da Comissão de Educação dessa terça-feira (17) o requerimento de autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) que convoca o ministro da Educação, Mendonça Filho, para prestar esclarecimentos sobre o fechamento do Ministério da Cultura (MinC) e transferência das atribuições para o MEC. Também foi aprovado outro requerimento de Randolfe, que solicita a realização de audiência pública, com a participação de diversos artistas e especialistas da área cultural para discutir a extinção do MinC.

Para o senador amapaense, a recente decisão do Ministério da Cultura vem causando muita preocupação na sociedade e no meio artístico. “Há uma grande preocupação na sociedade com o retrocesso que pode representar a extinção do Ministério da Cultura. Também são inúmeras as manifestações contrárias a decisão do governo federal: produtores, atores, diretores, artistas plásticos, músicos, todos os setores ligados à área cultural já se manifestaram contrariamente a decisão”, afirma Randolfe.

O MinC, foi criado em 1985, são 31 anos de construção de uma política direcionada à valorização de um dos maiores patrimônios do Brasil, a CULTURA BRASILEIRA, ao mesmo tempo essência e resultado da nossa identidade nacional: “Dessa forma, faz-se necessário que o atual governo explique as razões para a tomada dessa grave decisão de extinção do MinC, além de apresentar quais seus planos para o fortalecimento da área cultural”, explica.

O outro requerimento aprovado pela Comissão que solicita a realização de audiência pública tem a finalidade de debater a extinção do Ministério da Cultura, e a transferência de suas competências para o Ministério da Educação.  Vão ser convidados para a audiência atores, produtores, diretores entre outros.


Deixe seu comentário


Publicidade