Política

Comissão propõe criação do Fundo Estadual de Segurança Pública

O presidente da comissão, deputado Ericlaudio Alencar, sugeriu que fosse solicitado junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp), cópias do levantamento realizado pela comissão de transição do Governo do Estado, mostrando as necessidades do Amapá em todas as áreas.


Dois temas foram discutidos na segunda sessão da Comissão de Segurança Pública (CSP), da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (18): O cronograma de visitas técnicas da comissão e a discussão sobre a criação do Fundo Estadual de Segurança Pública, sugerido pelo deputado Max da AABB.

O presidente da comissão, deputado Ericlaudio Alencar, sugeriu que fosse solicitado junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp), cópias do levantamento realizado pela comissão de transição do Governo do Estado, mostrando as necessidades do Amapá em todas as áreas. O levantamento classifica a segurança pública como terra arrasada. “Esse documento vai nos dar uma visão da situação da segurança pública no Estado”, frisou o deputado, pedindo celeridade nos trabalhos da comissão. Os deputados Jory Oeiras e Charles Marques, aprovaram a iniciativa. 

Na avaliação do deputado Charles Marques, o cronograma de visitas deve seguir um grau de hierarquia começando pela Sejusp seguindo pela Polícia Militar, Delegacia Geral e Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN).

A comissão deu início à colheita de subsídios para a elaboração do Fundo Estadual de Segurança Pública, ouvindo o tenente Luiz Inácio do Rego Gomes, que a convite do deputado Charles Marques, representou o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Carlos Correa de Souza. “É uma ideia simples, mas eficaz”, frisou o oficial.

De acordo com o deputado Charles Marques, a criação do fundo é um avanço para a Segurança Pública. “Vai dar um outro direcionamento, uma vez que os órgãos que compõem o sistema de Segurança Pública vão contar com recursos extras, além do que é definido no orçamento, para melhorar o serviço que prestam à sociedade”, observa, informando que, a iniciativa foi discutida com o ex-governador Camilo Capiberibe e com o governador Waldez Góes. “Antes era uma só voz, agora temos o poder de uma comissão”, destacou o deputado Charles Marques, assegurando que o fundo será destinado ao provimento de recursos para manutenção geral, reequipamento e aquisição de material permanente, contratação de serviços e obras e cobertura de demais despesas da Secretaria da Segurança Pública, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, informando que em vários estados brasileiros, já existe o fundo de modernização.


Deixe seu comentário


Publicidade