Política

GEA e Comissão de Segurança Pública da Alap discutem avanços no setor

O governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu na noite de segunda-feira, 23, no Palácio do Setentrião, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), integrada pelos deputados estaduais Ericlaudio Alencar, Marília Góes, Jory Oeiras, Charles Marques e Max da AABB.  


O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Ericlaudio Alencar, e o deputado Charles Marques abriram a reunião enfatizando que o grupo foi criado com o objetivo principal de contribuir com o trabalho do Estado.

“A ideia jamais será entrar em embate com o Estado, afinal, todos somos conhecedores dos problemas existentes; viemos para somar e não atrapalhar. Queremos contribuir para encontrar soluções e possíveis caminhos para superar os problemas”, destacaram os parlamentares.

A comissão tem como passo inicial ter um diagnóstico prévio do funcionamento das instituições e toda a estrutura que integra a segurança. E posteriormente, integrar a sociedade nos debates pontuais. Os parlamentares têm como tripé de execução dos trabalhos a reestruturação, qualificação dos profissionais e o trabalho preventivo.

“A prevenção, como todos bem sabem, soluciona muitos males. Por isso, a proposta também é ir para dentro das escolas, onde a criminalidade vem crescendo e não tem idade. Investir e resgatar os projetos sociais nos bairros e oportunizar a nossa juventude”, pontuaram os deputados Jorys Oeiras e Max da AABB.

A deputada Marília Góes, foi além, e destacou que a comissão também se dedicará na busca de mais recursos, principalmente no que se refere à questão orçamentária. “Vamos fazer a defesa de um orçamento diferenciado para segurança pública, assim como é na educação e saúde. Afinal, não temos como pensar em reestruturação e reaparelhamento se não tivermos orçamento. Por isso, vamos trabalhar junto às instituições para termos matematicamente os custos, mostrando pontualmente os locais com maior necessidade de aplicação. Nós assumimos uma responsabilidade com o Estado e estamos aqui para contribuir”, disse Marília.

Os parlamentares também compartilharam que iniciarão um estudo sobre a possibilidade da criação de um Fundo Estadual para Segurança Pública, assim como o que existe na saúde e educação.

O governador Waldez Góes parabenizou a iniciativa e dinamismo dos parlamentares, sinalizando total apoio. Sendo o primeiro deles a apresentação do Plano Estadual de Segurança Pública, que deverá ser apresentado na Assembleia Legislativa nos próximos dias para todos os parlamentares.

“Os avanços só ocorrem através dos debates e das formulações de políticas públicas setoriais. A proatividade dos parlamentares irá contribuir muito com o andamento das ações e políticas da segurança. Sempre será importante agregar com aqueles que somam com o crescimento do nosso Estado”, agradeceu o chefe do Executivo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade