Geral

Controlador-geral defende sistema de controle interno para os Poderes

Debates


“Sistemas Integrados dos Controles Internos dos Poderes” foi o tema da palestra do controlador-geral do Estado, Otni Alencar Junior, na manhã desta quarta-feira, 25, durante a segunda edição do Fórum Permanente de Boas Práticas na Administração Pública, em Macapá. A palestra aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), responsável pela realização do evento.

O controlador discorreu sobre as propostas que vem sendo discutidas sobre um sistema de controle interno para os Poderes. Otni Alencar lembrou que esses mecanismos já estavam previstos nas Constituições Federal e Estadual.

Uma das principais ações defendidas pelo controlador foi o que ele chamou de valorização e identificação do potencial do servidor dentro do processo de controle interno. Segundo ele, esse passo serve para agregar valor à atividade pública.

Ainda defendeu a criação de um conselho de gestão, o qual deve respeitar as especificidades de cada Poder. Assim, todos os órgãos teriam condições para conduzir revisão, reformulação e até revogação de ações. “Se faz necessária a orientação aos gestores, para não haver desperdícios e ter como resultado a eficiência e a qualidade na gestão”, defendeu Otni.

Outro ponto enfatizado pelo controlador-geral do Amapá foi a criação do Conselho Estadual de Controle Interno. A explanação de Otni Alencar se estendeu até o final da manhã.


Deixe seu comentário


Publicidade