Política
PMM garante apoio na instalação de unidade do Hospital de Barretos
O prefeito Clécio Luís reuniu-se com representantes do Hospital do Câncer de Barretos para tratar sobre a implantação de uma Unidade de Prevenção do Câncer em Macapá.
A proposta também inclui a capacitação dos profissionais das UBS’s para melhor atender a esses pacientes, orientando quanto aos possíveis sinais da doença, as formas de prevenção, a realização periódica do exame, com resultados mais rápidos e precisos, e a orientação quanto à procura pelo tratamento, nos casos comprovados.
Em Macapá, boa parte dos pacientes acometidos pela doença busca tratamento em outras cidades, por conta própria ou por meio do Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que constantemente passa por problemas e não funciona como deveria. “A intenção é aumentar o índice de prevenção e proporcionar um diagnóstico mais rápido e preciso da doença, possibilitando assim a oportunidade de iniciar o tratamento cada vez mais cedo”, disse Rafael Haikel, responsável pelas unidades externas de prevenção de câncer de Barretos.
O prefeito garantiu total apoio na implantação da unidade e ressaltou a importância desse tipo de iniciativa para a saúde. “Para nós, como gestores municipais, essa é uma ferramenta que só irá contribuir cada vez mais com a melhoria da nossa saúde e proporcionar um atendimento ainda melhor para a nossa população. Nos últimos anos já tivemos um grande avanço nessa área, como a volta da realização das coletas de PCCU nas nossas UBS’s e a entrega mais rápida dos exames. Acredito que com essa unidade em Macapá irá melhorar ainda mais esse atendimento, alcançando um público ainda maior”.
A instalação da unidade depende agora da liberação de recursos de emendas parlamentares, que garantirá, além da construção, a implantação de uma unidade da oncologia na capital. Também estiveram presentes no encontro a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli; o subsecretário de Ação em Saúde, Eldren Lage; o diretor da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Dr. Roberto Marcel e a secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa.
Deixe seu comentário
Publicidade