Geral

Uganda declara surto de Ebola após confirmação de um caso da doença

Atualmente, existem oito casos suspeitos que recebem atendimento em uma unidade de saúde do país


 

Autoridades de saúde de Uganda declararam um surto de Ebola no início desta terça-feira (20), após a confirmação de um caso no distrito de Mubende, na região central do país.

 

O Uganda Virus Research Institute confirmou o caso após os testes de uma amostra coletada de um homem de 24 anos. O procedimento segue uma investigação em andamento da equipe Nacional de Resposta Rápida de seis mortes suspeitas que ocorreram no distrito este mês.

 

A infecção é causada por um grupo de seis vírus do gênero Ebolavirus, sendo que apenas quatro causam doença em humanos: vírus Ebola (Zaire ebolavirus), do Sudão, Taï Forest e Bundibugyo. Os vírus Ebola Bundibugyo, do Sudão e do Zaire já causaram grandes surtos anteriormente.

 

A OMS afirma que oferece ajuda às autoridades de saúde de Uganda para a investigação. Foram enviados suprimentos para apoiar o atendimento e isolamento dos pacientes.

 

O ebola é uma doença grave, muitas vezes fatal, que afeta humanos e outros primatas. As taxas de letalidade do vírus do Sudão variaram de 41% a 100% em surtos anteriores. O início precoce do tratamento de suporte demonstrou reduzir significativamente as mortes por Ebola.

 

Imagens: OMS/Divulgação


Deixe seu comentário


Publicidade