AL presta homenagem ao centenário de Ulysses Guimarães
A Assembleia Legislativa aprecia nesta quinta-feira, 9, o projeto de Resolução nº008/2015, de autoria do deputado Pedro DaLua, que institui, no âmbito do parlamento, o ano de 2016 como ano comemorativo do centenário do Deputado Ulysses Guimarães, a ser denominado “Ano Ulysses Guimarães”.
O projeto prevê, ainda, que no dia 6 de outubro de 2016 será realizada Sessão Solene em comemoração ao centenário e que a Mesa Diretora, por ato, criará Comissão Especial de Organização e definirá quais eventos e ações serão realizados alusivamente a data comemorativa. A Comissão Especial de Organização será composta por representantes da Secretaria Legislativa, das Comissões, da Procuradoria, da Escola do Legislativo e por um servidor indicado pelo Colégio de Líderes.
“Ulysses Guimarães, seguramente é um dos vultos mais extraordinários da História do Brasil. O ano que se pretende instituir é mais que oportuno, é a resposta institucional justa da grandeza dos eventos a serem lembrados: o espírito democrático de Ulysses”, disse Pedro DaLua.
Biografia
Ulysses Guimarães foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988, um dia antes de seu aniversário. Político e advogado, Ulysses foi o presidente do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição que lutou institucionalmente contra o regime militar, transformando-se, com a chegada do pluripartidarismo, no PMDB. Foi deputado federal e teve papel importante na luta contra o regime militar e pela redemocratização do Brasil. Nasceu em São Paulo, em 6 de outubro de 1916, e morreu em acidente de helicóptero no litoral do estado do Rio de Janeiro, em 1992.
Deixe seu comentário
Publicidade