AL aprova projeto que define 2O16 como “O ano de Ulisses Guimarães”
Com a aprovação, no dia 6 de outubro deste ano, a Alap realizará uma sessão solene para comemorar o centenário do político.
O Projeto de Resolução 008/2015, de autoria do deputado Pedro DaLua, instituindo 2016 como ano comemorativo do centenário do deputado Ulysses Guimarães foi aprovado por unanimidade na sessão de hoje, 9, da Assembleia Legislativa do Amapá.
Com a aprovação, no dia 6 de outubro deste ano, a Alap realizará uma sessão solene para comemorar o centenário do político. A Mesa Diretora também criará uma Comissão Especial de Organização e definirá os eventos e ações que ocorrerão por conta da data. A Comissão será composta por representantes da Secretaria Legislativa, das Comissões, da Procuradoria, da Escola do Legislativo e por um servidor indicado pelo Colégio de Líderes.
Para o deputado Pedro DaLua, “Ulysses Guimarães, foi, é e vai continuar sendo um dos vultos mais extraordinários da História do Brasil. O ano que se pretende instituir é mais que oportuno, é a resposta institucional justa da grandeza dos eventos a serem lembrados: o espírito democrático de Ulysses”, disse o parlamentar.
Biografia
Ulysses Guimarães foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988, um dia antes de seu aniversário. Político e advogado, Ulysses foi o presidente do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição que lutou institucionalmente contra o regime militar, transformando-se, com a chegada do pluripartidarismo, no PMDB.
Foi deputado federal e teve papel importante na luta contra o regime militar e pela redemocratização do Brasil. Nasceu em São Paulo, em 6 de outubro de 1916, e morreu em acidente de helicóptero no litoral do estado do Rio de Janeiro, em 1992.
Deixe seu comentário
Publicidade