Diário Política

Pesquisa estimulada do Ipec aponta liderança de Clécio para o governo e Davi para o Senado

A consulta feita em 13 municípios do Amapá aponta para uma possível vitória, já no primeiro turno, do candidato do partido Solidariedade ao Palácio do Setentrião


Pesquisa estimulada do Ipec, antigo Ibope, divulgada à noite desta quinta-feira, 29, aponta para uma possível definição sobre o futuro governador do estado do Amapá, logo no primeiro turno, domingo próximo, 2 de outubro.

 

Segundo as entrevistas realizadas na pesquisa, o candidato do partido Solidariedade, Clécio Luís, obtém 54% da preferência do eleitorado amapaense, contra 36% do segundo colocado, Jaime Nunes (PSD).

 

Depois de Jaime, segundo a pesquisa, apenas o candidato Gilvam Borges, do MDB, obtém ponto percentual – apenas 1. Gesiel Oliveira (PRTB), Gianfranco (PSTU) e Jairo Palheta (PCO) não pontuam.

 

A pesquisa Ipec ouviu oitocentas pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro, em 13 municípios amapaenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

 

Levando em conta a margem de erro da pesquisa, Clécio Luís pode subir dos 54% obtidos, para 57% ou descer para 51%. As três percentagens dariam a vitória do candidato do Solidariedade logo na disputa do primeiro turno, pois o critério para vencer a eleição, imediatamente, é a obtenção de 50% dos votos válidos mais um.

 

Na pesquisa espontânea Clécio lidera com 44%, Jaime Nunes está com 29%, Gilvam e Gesiel 1%, cada. Jairo Palheta e Gianfranco não pontuaram. Cinco por cento dos eleitores dizem que votaram em branco ou anularão o voto, e 18% respondem que ainda não sabem em quem votar.

 

Senado da República

Na disputa para o Senado, o candidato do União Brasil, Davi Alcolumbre, que tenta a reeleição, lidera a pesquisa Ipec com 50% das intenções de voto, seguido de Rayssa Furlan (MDB) com 35%, Capiberibe (PSB) 8%, Guaracy (PTB) 4%, Sueli Pini (PRTB) 2%, Valdenor Guedes (Avante), 1%. Gilberto Laurindo (Patriota) e Marinaldo Sousa Silva (PCO) não pontuaram.

 


Deixe seu comentário


Publicidade