Eleitor amapaense votará em horário normal, das 8h às 17h, esclarece TRE
Informações desencontradas que circulam pelas redes sociais confundem votantes
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) tem recebido informações de que circulam por grupos de WhatsApp desinformações a respeito do horário de votação no Amapá. A confusão tem a ver com o fato de que algumas regiões do país terão o horário da votação alterado, mas nada a ver com o estado – que adota o mesmo fuso horário de Brasília.
Algumas pessoas têm confundido um card, um material gráfico feito pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, que traz o horário que o eleitor de lá vai às urnas e colocado como se isso fosse uma informação local. “Não é verdade. O horário de votação no Amapá obedece ao horário de Brasília. Os eleitores amapaenses irão às urnas no horário de costume, das 8 da manhã às 5 da tarde”, diz, em nota, o TRE.
A mudança no horário de votação em alguns estados brasileiros foi instituída neste pleito para que todo o Brasil, que é um país continental, possa encerrar sua eleição no mesmo horário.
Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, por alguns estados terem um fuso horário diferente do de Brasília, acabava que a votação encerrava em horários diversos, nos anos anteriores. Com essa unificação todos os brasileiros deixam de votar às 5 da tarde.
Para a Corte Eleitoral, nunca é demais reforçar que Amapá obedece ao horário de Brasília. O eleitor vai às urnas das 8 da manhã às 5 da tarde.
Deixe seu comentário
Publicidade