Programa Saber Saúde é implantado em quatros municípios
Os municípios de Tartarugalzinho, Santana, Laranjal do Jari e Macapá fizeram a adesão do Programa Saber Saúde (PSE), um projeto que tem como objetivo fortalecer as ações educativas voltadas à prevenção e a redução do uso do álcool e do tabaco nas escolas.
Mais de 40 profissionais da educação e da atenção básica desses municípios estarão preparados para garantir atenção à saúde e educação integral para os estudantes da rede básica de ensino.
A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Gerência Estadual de Atenção Básica (GRAB), que tiveram o apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Conselho Nacional de Secretários (Connas) para realização e implantação do PSE no Amapá. A capacitação contou com uma carga horária de oito horas, divida em dois turnos.
De acordo com Lourdes Almeida, uma das técnicas do Connas, explicou que a proposta da implantação do PSE é garantir o acesso às informações da comunidade escolar com vista ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. “Com os profissionais de saúde e da educação capacitados para atender esse público, nós teremos a garantia de que eles serão os disseminadores desses fatores de riscos com relação ao uso abusivo do álcool e tabagismo no cotidiano da escola”, explicou.
O PSE garante a formação de profissionais da Educação e da Saúde para desenvolverem conteúdos relacionados à promoção da saúde com crianças, adolescentes e jovens brasileiros dentro das escolas. Nesse sentido, apresenta informações de base científica que auxiliam na abordagem do tema tabagismo e outros fatores de risco dentro das escolas.
A secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, ressaltou a importância do PSE na formação integral dos estudantes. “O momento é salutar, pois a escola é uma área privilegiada deste encontro da educação e da saúde, com um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar”, finalizou Renilda.
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