Diário Política

Federação dos Surdos agradece TSE pela implantação de Libras na urna eletrônica

Em carta de agradecimento, a entidade ressalta a satisfação dos eleitores surdos brasileiros com a promoção da inclusão dessa comunidade no processo eleitoral


 

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) manifestou o agradecimento da entidade ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela implementação da tradução das orientações para utilização das urnas eletrônicas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em carta de agradecimento endereçada ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, a instituição ressalta a satisfação dos eleitores surdos brasileiros com a promoção da inclusão dessa comunidade no processo eleitoral.

 

O documento é assinado pelo presidente da Feneis, Antônio Campos de Abreu, e pela coordenadora social da instituição, Laís Cristiane Monteiro Drumond. O agradecimento é extensivo aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

 

Acessibilidade

Por entender que a democracia deve ser um direito de todas e todos, o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) têm desenvolvido diversas iniciativas para facilitar o direito ao voto e o exercício da cidadania de forma inclusiva. Nas Eleições Gerais de 2022, foram aprimorados os softwares já existentes e instalados novos recursos nas urnas, entre eles, a tradução em Libras e um vídeo feito por uma intérprete de Libras, exibido na tela do aparelho, em que a tradutora indica a eleitoras e eleitores qual cargo está em votação.

 

Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla “5” nos teclados do aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

 

A sintetização de voz, recurso voltado para eleitores com deficiência visual, foi aprimorada. Além de melhorias na qualidade geral do áudio, agora são falados os nomes de suplentes e vices. E, para maior fidelidade na fala dos nomes dos concorrentes, também é possível cadastrar um nome fonético.

 


Deixe seu comentário


Publicidade