Paulo Lemos promove café da manhã aos idoso do Abrigo São José
O evento é em homenagem ao Dia Estadual de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho
Em comemoração ao Dia Estadual de Conscientização contra a Violência à Pessoa Idosa, o deputado Paulo Lemos (PSOL), autor da lei que institui a data no Amapá, promoverá um café da manhã aos moradores do Abrigo São José, marcado para esta quarta-feira (15), às 8h. O evento visa, além de proporcionar uma manhã alegre aos abrigados, a expressar apoio e carinho da equipe do mandato aos mais velhos.
Segundo dados da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República, revelados pelo Disque 100, que atende a esse tipo de denúncia em boa parte dos estados brasileiros, A violência e a negligência no cuidado com o idoso cresceu 16,4% em 2015. A intenção do autor da lei, no Estado, tem o objetivo de conter os dados da violência contra os idosos no Amapá.
Aprovada por unanimidade em abril pela Assembleia Legislativa e sancionada em maio pelo governador Waldez Góes, a Lei obriga se pauta na valorização da cidadania e no respeito aos mais velhos.
Em seu parágrafo único, a Lei exige que o GEA promova, nessa data, ações sociais, educativas e preventivas de combate à violência contra à pessoa idosa. A intenção é promover campanha de divulgação aos estudantes da rede pública de ensino, por meio da distribuição de material informativo, seminários, palestras e exposições em painéis alusivos ao tema.
Para Paulo Lemos, é necessário e urgente discutir e conscientizar, principalmente os jovens, a combater a violência contra os mais velhos. Para o Amapá, um marco importante na criação de políticas públicas em favor da população idosa.
“O Brasil está se tornando um país de idosos, por isso, precisamos conscientizar a população da necessidade de cuidar e de respeitar os mais velhos. Muitos casos de violência contra essa população são cometidos por pessoas de convívio próximo desses idosos. Precisamos mudar essa realidade”, destaca Lemos.
No Amapá, não existem dados específicos da violência contra os idosos. Porém, pelos números do Mapa da Violência, de amplitude nacional, o Estado desponta em penúltimo lugar em registros dessa natureza, com apenas 0,2%, ficando abaixo somente de Roraima, com 0,1% de atendimentos pelo Disque 100.
Depois do café da manhã no Abrigo São José, por conta da data, haverá sessão especial, no plenário da Assemblei Legislativa, momento em que o deputado Paulo Lemos cederá seus 15 minutos regimentais no Grande Expediente à diretora do Abrigo, Marlete Góes e à presidente do conselho dos Idosos, Nádia Souto, a partir das 10h. Elas falarão sobre a real situação porque passam os idosos no Estado.
Deixe seu comentário
Publicidade