Geral

Conselheiro Ricardo Soares será eleito presidente do TCE Amapá

Apesar de ser eleito nesta quinta-feira, Ricardo Soares só tomará posse como presidente em fevereiro do ano que vem, quando encerra o atual mandato de Maria Elizabeth Picanço.


O conselheiro Ricardo Soares Pereira de Souza será eleito nesta quinta-feira (16/06) para o cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP). Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, atual presidente, assumirá a primeira-vice-presidência, com o conselheiro Reginaldo Parnow Ennes sendo mantido como segundo-vice-presidente. A eleição está marcada para às 9 horas.

Apesar de ser eleito nesta quinta-feira, Ricardo Soares só tomará posse como presidente em fevereiro do ano que vem, quando encerra o atual mandato de Maria Elizabeth Picanço.

Ricardo Soares, que neste dia 15 completou 63 anos, será o sexto presidente do Tribunal de Contas do Amapá. Antes dele passaram pela presidência os conselheiros Margareth Salomão (falecida), Manoel Dias (aposentado), Amiraldo Favacho e Júlio Miranda.

Nascido no Rio de Janeiro, Ricardo Soares, que foi empossado no cargo conselheiro do Tribunal de Contas do Amapá em 20 de maio de 2010, é graduado em Direito pelo Centro de Educação Técnico do Estado do Pará CESEP/PA, desde dezembro de 1981, e cumpriu três mandatos de deputado estadual no Amapá, o primeiro a partir de 1991, como constituinte. Ele é primeiro-vice-presidente do TCE desde 2013.

Como o atual colegiado do TCE é formado por apenas quatro conselheiros – três estão afastados pelo Superior Tribunal de Justiça -, a sessão desta quinta-feira deve decidir sobre quem será o corregedor, cargo que atualmente vem sendo acumulado por Ricardo Soares. O conselheiro Michel Houat Harb, que assumiu recentemente e vaga aberta com a aposentadoria de Manoel Dias (um dos conselheiros afastados), defende que o corregedor do TCE deve ser eleito e não nomeado. “Corregedor nomeado não tem autonomia”, diz Michel.


Deixe seu comentário


Publicidade