Política

Promotoria de Porto Grande intensifica ações de combate à corrupção

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Porto Grande, intensificou as ações de prevenção e combate à corrupção na administração pública do município de Porto Grande.


Somente neste primeiro semestre de 2016, o titular da Promotoria de Justiça de Porto Grande, Wueber Duarte Penafort, ingressou com duas ações civis públicas por atos de improbidade administrativa no quarto município mais populoso do estado do Amapá.

As ações civis públicas têm como réus o prefeito de Porto Grande, Antônio de Souza Pereira (Tonho do Matapi), empresas contratadas pela administração pública na atual gestão, além de secretários municipais, entre eles a própria esposa do gestor, Sarah Maria dos Santos Castro, na época, secretária de Finanças e que, atualmente, acumula as secretarias de municipais de Finanças e Saúde.

Além disso, foram concluídos outros procedimentos extrajudiciais que tratavam sobre acumulação irregular de cargo, percepção indevida de gratificações, nomeações irregulares de servidores comissionados, entre outros casos de infrações de natureza administrativa. Também foi instaurado um procedimento investigatório criminal por crime contra a administração pública. Os casos culminaram na punição administrativa e exonerações de vários servidores públicos e em uma ação penal por falsidade ideológica.

Segundo o promotor de Justiça as ações de prevenção e combate à corrupção continuam. Ainda há uma ação civil pública por improbidade contra o prefeito Antônio Pereira.

“Não para por aí. Não nos deixaremos intimidar, minha equipe de servidores e eu continuaremos incansáveis no nosso trabalho, combatendo, desde a raiz, os atos de corrupção neste município”, afirma Wueber Penafort.


Deixe seu comentário


Publicidade