Geral

Sesa leva ações de conscientização sobre o Aedes para as ruas

Capital


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início a uma mobilização em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A ação começou pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e resultou em uma blitz educativa que aconteceu na Avenida FAB.

O objetivo da mobilização é principalmente conscientizar a população quanto a sua responsabilidade no controle do nascimento do mosquito. Ao saírem da Seed, as equipes seguiram para a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e foram de sala em sala distribuindo cartazes e panfletos informativos.

Durante a blitz educativa, distribuíram material informativo e lembraram as pessoas que, se dedicassem apenas 10 minutos do dia para vistoriar os quintais das casas, já causaria um grande impacto positivo no combate à proliferação do mosquito.

O coordenador da Divisão epidemiológica da CVS, Emanuel Bentes, esteve junto com a equipe e falou da importância em combater o mosquito. “Precisamos interagir com a população para criarmos uma consciência crítica de que eles têm responsabilidade, sim, de fazer o controle efetivo do Aedes. O Aedes mora na sua casa, se reproduz na sua casa, então, o cidadão tem o grande poder de eliminar o criadouro do mosquito”, argumentou Bentes.

As pessoas que eram abordadas na rua viram a ação com bons olhos e algumas disseram já fazer sua parte em casa, como é o caso da dona Lourdes Maria, de 55 anos. “A gente já faz a vistoria em casa. Meu quintal é limpo constantemente e eliminei as garrafas que ficavam paradas por lá. Graças a Deus, nenhum dos meus filhos pegou a doença ainda, mas, de vez em quando, a gente ouve falar que um vizinho adoeceu de dengue”.


Deixe seu comentário


Publicidade