Presidente Kaká defende o nome de Janary Nunes para batizar a BR 156
O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Kaká Barbosa (PTdoB) protocolou proposição para que a BR 156 – maior e principal rodovia federal do Amapá – seja batizada como “Rodovia Governador Janary Nunes”, numa homenagem ao primeiro governador do então Território Federal e responsável pelas obras de início da construção da estrada que corta o estado de Norte a Sul.
O projeto, denominado de Indicação, será remetida ao senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que deverá formalizar a proposta através de um PLS (Projeto de Lei do Senado).
Em sua justificativa, Kaká Barbosa diz que a biografia de Janary Nunes, dispensa maiores comentários. O legado inconteste de Janary, diz Barbosa, contempla desde a instalação da capital, Macapá, à estruturação física e política do Território. “Contribuir com o resgate da memória desse brasileiro, denominando de Governador Janary Nunes, a BR-156, estrada que funciona como espinha dorsal desta unidade federativa, cuja idealização deve-se ao primeiro governador do Amapá, é o mínimo que o povo amapaense, através do ilustre senador, deve prestar a um dos personagens centrais da história do Estado”, sustenta o atual dirigente do Parlamento Estadual.
Perfil
Nascido em Alenquer-PA, no dia 1º de junho de 1912, Janary revelou sua liderança ainda como tenente do Exército Brasileiro. Anos mais tarde o então capitão Janary, teria grande influência sobre a criação dos Territórios Federais. Em 21 de setembro de 1943 foi nomeado, pelo então presidente Getúlio Vargas, para o cargo de governador do recém-criado Território Federal do Amapá. Após deixar o governo, Janary foi nomeado para a presidência da Petrobrás e posteriormente embaixador do Brasil na Turquia. Faleceu em 15 de outubro de 1982, no Rio de Janeiro, aos 72 anos.
Kaká Barbosa reforça em sua exposição de motivos que acompanha a minuta do projeto de Indicação, que ao chegar a Macapá, Janary encontrou uma cidade que contava com cerca de 2,5 mil habitantes, em situação de completo abandono, com a Fortaleza tomada pelo cerrado e sem estradas federais. “Foi Janary que empreendeu um trabalho gigantesco, do início da construção da BR-156, cuja previsão de asfaltamento completo está previsto para o final de 2017, ocasião que espera-se, com a aprovação do projeto, seja oficializada com a denominação que estamos propondo”, completa Barbosa.
Se aprovada a indicação, a nova lei substituirá outra do ex-deputado Bala Rocha, cuja lei incorreu em falha geopolítica em sua redação. “Primeiro, porque denomina de Landri de Oliveira Cambraia, o trecho da BR-156, entre as cidades de Macapá e Amapá. Ora, a rodovia BR- 156, tem seu início no Km 01, na cidade de Laranjal do Jari, e não em Macapá e a cidade de Amapá, não está localizada à margem dessa estrada”, diz o consultor legislativo Jaci Siqueira, que também contribuiu na formulação da nova lei. Ele sugere a manutenção ao homenageado, mas apenas no ramal que dá acesso à sede do município de Amapá – hoje conhecido como “Ramal da Bacabinha”.
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