Diário Política

Governador do Amapá destaca bioeconomia na posse do novo presidente do Consórcio da Amazônia Legal

Clécio Luís participou da cerimônia ocorrida nesta quarta-feira, 4, em Brasília – DF


 

O governador do Amapá, Clécio Luís, participou da posse do novo presidente do Consórcio da Amazônia Legal, o governador do Pará, Helder Barbalho, e destacou a bioeconomia como um dos potenciais que precisam ser investidos na região. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 4, em Brasília – DF.

 

O cargo foi entregue pelo ex-governador do Amapá e atual ministro da Integração, Waldez Góes, que presidiu o Consórcio em 2022. Para Clécio, a nova gestão do colegiado proporciona a possibilidade de continuar buscando estratégias para o desenvolvimento da região.

 

Também esteve presente na solenidade o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

 

“Temos uma nova oportunidade de reconstruir essas pontes com o governo federal e com organismos multinacionais. Nós vamos encontrar muitas soluções, não só para a Amazônia, mas para o Brasil. Temos verdadeiros ‘Brasis’ neste que é um país continental, com muitas diferenças, e a Amazônia tem como uma de suas vantagens em relação aos demais estados a bioeconomia e a biodiversidade, e é nisso que precisamos investir”, comentou Clécio.

 

O novo presidente do Consórcio pontuou que a Amazônia Legal é composta por 9 estados e que essa grandeza contempla realidades distintas, que serão levadas em consideração.

 

“Trabalharemos sempre respeitando essas diferenças e buscando convergir. Somos um consórcio de desenvolvimento regional. Não vamos abrir mão da discussão ambiental, mas precisamos também discutir o modelo de desenvolvimento local, oportunidades para geração de emprego e renda e como diminuir os abismos sociais que existem na região, como o acesso a saneamento básico”, destacou o presidente do Consórcio Amazônia Legal.

 

A eleição que levou Helder Barbalho à presidência do colegiado ocorreu em dezembro de 2022. Ele fica à frente do Consórcio durante o ano de 2023.

 

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma autarquia, e integra a administração indireta de todos os estados membros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os 9 estados ocupam 59% do território brasileiro com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas.

 

O colegiado tem a missão de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais e seu objetivo é ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.

 


Deixe seu comentário


Publicidade