Diário Política

Deputado do Amapá quer instalação de CPI para apurar tragédia sobre yanomamis

Dorinaldo Malafaia, do PDT do Amapá, faz duo com parlamentar mineira na coleta de assinaturas para Comissão Parlamentar de Inquérito


Os deputados Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e Célia Xakriabá (Psol-MG) anunciaram, na manhã desta quinta-feira, 2, na Câmara dos Deputados em Brasília, o início da coleta de assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que ocasionou a tragédia que abateu o povo yanomami.

 

Nas últimas semanas, a sociedade brasileira tomou conhecimento da situação de extrema vulnerabilidade e penúria de um grande contingente humano, o povo yanomami, no estado de Roraima, onde mais de quinhentas crianças e algumas centenas de idosos e adultos já teriam perdido a vida para a fome, malária, desnutrição e envenenamento por mercúrio.

 

“O parlamento tem a obrigação de investigar o que aconteceu. Se há agentes do Estado Brasileiro que são culpados, por ação ou omissão, da tragédia que ocorreu, a CPI é um instrumento fundamental para elucidar. De nossa parte, está claro que se trata de uma tarefa, sobretudo, humanitária. Quem não ficou indignado, compadecido ou chocado com as fortes imagens que vimos, tem que repensar sua própria condição humana”, disse Malafaia em coletiva a imprensa.

 

Para a instalação da CPI é necessário, primeiro, o apoio de 1/3 do total de deputados, ou seja, 171 assinaturas. Na coletiva de imprensa, onde os deputados Dorinaldo e Célia Xakriabá anunciaram a iniciativa, a deputada mineira também anunciou que irá propor uma comissão externa da Câmara dos Deputados para averiguar, in loco, a atual situação dos indígenas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade