Diário Política

Taxa de juros do empréstimo consignado para pensionistas do INSS deve ficar abaixo de 2%, diz Rui Costa

Afirmação foi feita em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews. De acordo com o ministro, decisão final deve ser tomada pelo Conselho Nacional da Previdência Social até a próxima terça-feira (28).


Foto: Reprodução

 

Segundo o ministro Rui Costa, da Casa Civil, a taxa de juros do empréstimo consignado para pensionistas do INSS deve ficar abaixo de 2%. A afirmação foi feita em entrevista  nesta terça-feira (21).

 

De acordo com Costa, a Casa Civil e os ministérios da Fazenda, do Trabalho e da Previdência vão “buscar, ouvindo o mercado, ouvindo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, um número [para a taxa juros do empréstimo consignado] que seja inferior a 2,14%, que é o que os bancos estavam praticando”.

 

Ele também afirmou que a taxa será superior a 1,7%, valor abaixo do qual conceder o empréstimo não seria rentável para Banco do Brasil e Caixa, segundo os próprios bancos. De acordo com Costa, decisão final sobre o tema deve ser tomada até a próxima terça-feira (28), quando o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) deve se reunir.

 

Na segunda-feira (13), o CNPS aprovou a redução do teto dos juros do empréstimo consignado convencional de 2,14% ao mês para 1,70%. Em reação, diversas instituições financeiras – incluindo Banco do Brasil e Caixa Econômica, que são públicos – suspenderam a oferta de linhas de crédito para pensionistas do INSS.

 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), “considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado”.

 

Passagens aéreas a preços populares

Segundo o ministro da Casa Civil, a pasta trabalha para refinar a proposta feita por Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, de vender passagens aéreas ociosas a preços populares. Costa afirmou que o governo não vai subsidiar diretamente os bilhetes, mas que a Casa Civil busca formas de implementar medidas para tornar os preços mais acessíveis – por meio, por exemplo, da redução do preço de combustível de aviação.

 

Lula já escolheu nomes para BC

Rui Costa afirmou que Lula já definiu os nomes dos dois novos diretores do Banco Central (BC) que deverá indicar ao Senado, o que deve acontecer quando o presidente retornar de sua viagem à China. Costa não revelou quem são os escolhidos.

 

Lula tem criticado abertamente Roberto Campos Neto, presidente do BC, por causa da política monetária praticada pelo BC – em especial o patamar da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade