Giro estoura base de facção e cinco faccionados morrem em confronto armado
Na ocorrência, policiais recolheram seis armas de fogo, três celulares e 57 porções de crack
Jair Zemberg
Da Redação
Por volta das 17h30min dessa terça-feira, 25, duas equipes da Companhia de Giro-Bope receberam denúncia anônima a respeito de uma casa na Rua do Trilho, bairro Coração, zona oeste de Macapá. Na denúncia, os policiais foram informados de que vários indivíduos estariam na casa, exibindo armas de fogo e causando pânico aos moradores da região próxima à área de mata.
De posse das informações, os policiais em uma viatura e em quatro motocicletas foram para o endereço informado, onde na chegada já localizaram a casa denunciada e perceberam também que pela frente do imóvel estavam dois indivíduos com armas em punho, demonstrando que estariam como sentinelas, fazendo segurança de onde funcionava a base da facção criminosa.
Os policiais, cautelosamente, ainda sem ser percebidos pelos bandidos, dividiram-se em dois grupos que cercaram a casa e perceberam que pelos fundos também estava um sentinela. Mesmo assim os policiais fecharam o cerco e avançaram no intuito de abordar e prender os criminosos.
No momento em que os policiais foram avistados pelos bandidos, eles já deram o alarme entre eles de que estavam cercados pela polícia e repentinamente, como de forma orquestrada, começaram a atirar ativamente na direção das equipes do Giro.
Os policiais revidaram de forma proporcional, também com disparos de armas de fogo. Aconteceu intensa troca de tiros entre bandidos e policiais.
Os dois indivíduos que estavam em frente à casa foram alvejados, assim com o outro infrator, que estava nos fundos da casa. Os policiais, usando das técnicas de confronto, avançaram para tentar acessar o interior da residência, quando novamente foram surpreendidos por tiros vindos de dentro do imóvel.
Aconteceu o terceiro confronto armado e mais dois indivíduos foram alvejados. Nesse momento, os policiais avistaram mais dois bandidos correndo em direção à área de mata. A equipe policial ainda tentou abordar os dois indivíduos, mas eles tiveram êxito na fuga. Um deles ainda deixou cair um revólver calibre 38 com munições intactas e deflagradas.
Cessado o confronto, os policiais imediatamente chamaram o socorro de urgência, quando equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Samu chegaram ao local e informaram a morte dos cinco criminosos, dois deles na frente da casa, um no quintal e dois no interior da residência.
Os peritos da Politec chegaram, realizaram todos os protocolos de praxe e depois os corpos dos infratores foram removidos para o Departamento de Medicina Legal (DML), em Macapá.
Na ocorrência, os policiais recolheram seis armas de fogo, três celulares e 57 porções de crack. Segundo informações policiais colhidas ainda no local da ocorrência, até o momento da finalização da ocorrência só dois bandidos foram identificados pelos nomes Eduardo Vilhena da Costa e Marcos Jacó de Sena Carvalho.
Ainda segundo informações policiais, a casa onde aconteceu o confronto funcionava como base de facção, onde o bando se reunia para arquitetar as ações criminosas. Esse grupo era autor de vários homicídios, principalmente em Santana, inclusive existe possibilidade de eles terem capturado, assassinado e sepultado em área de mata um adolescente faccionado de uma facção rival morador da rua 15 de Novembro, em Santana, que está desaparecido.
Essa ocorrência da intervenção policial que culminou com a morte de cinco criminosos foi apresentada ao delegado de plantão no Ciosp do Pacoval para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Deixe seu comentário
Publicidade