Conferência Estadual de Saúde discute garantia de direitos e defesa do SUS em 2023
O resultado com as demandas do Amapá será apresentado na 17ª Conferência Nacional, prevista para julho, em Brasília
Fazer um diagnóstico dos problemas e apontar caminhos para as melhorias é a proposta da 9ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá de 10 a 12 de maio. O resultado com as demandas do Amapá será apresentado na 17ª Conferência Nacional, prevista para julho, em Brasília.
A convocação para a plenária foi decretada pelo governador Clécio Luís no dia 30 de janeiro. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento é coordenado pelo Conselho Estadual de Saúde do Amapá (CES-AP), composto por 26 instituições dos segmentos trabalhador, usuário, e gestor e prestador.
As etapas municipais da Conferência já aconteceram nos 16 municípios e contaram com a participação de gestores e sociedade civil na elaboração de relatórios com as necessidades na área da saúde de cada localidade. Desses encontros, foram eleitos os delegados para a etapa estadual.
“Agradeço a todos que se empenharam na realização das conferências municipais. Por ser o período chuvoso no Norte, as viagens a alguns municípios foram difíceis, mas, conseguimos apoiar e ajudar esses municípios na realização de suas conferências”, comentou o presidente do CES-AP, Kliger Campos.
O evento acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de ser um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com a entrega dos relatórios municipais, iremos juntar essas informações em uma única proposta e assim, apresentá-la na etapa Nacional”, explica Campos.
Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser inseridas no próximo ciclo de planejamento do Governo Federal e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
As despesas com a organização e com a realização da Conferência são descontadas das dotações orçamentárias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Deixe seu comentário
Publicidade