Nota 10

Ciclo do Marabaixo é festejado com retirada do Mastro

É uma tradição mantida de geração em geração, a partir da retirada da população negra do centro da cidade, na década de 1940


 

A Favela festeja nos dias 13 e 14 de maio, sábado e domingo, mais uma etapa do ciclo do marabaixo, com a retirada do mastro nas matas do Curiaú e roda de Marabaixo, no barracão Tia Gertrudes, no bairro Santa Rita, em Macapá.

 

O evento tem início no sábado, as 09h, com o cortejo de todos os grupos marabaixeiros rumo às matas do Curiaú para a derrubada do tronco e encerrando a programação da manhã, na maloca da Tia Chiquinha com rodas de marabaixo e almoço aos convidados.

 

A programação do marabaixo no barracão da Tia Gertrudes, que dentro das tradições, cultuam a Santíssima Trindade dos Inocentes, segue no sábado, a partir das 16h, com roda de marabaixo, servindo para os convidados a gengibirra e o tradicional cozidão.

 

 

Já no domingo, no marabaixo do mastro, a partir das 16h, a associação e os festeiros do ciclo fazem homenagens ao dia das mães, com sorteios de prêmios, brincadeiras e honrarias, além dos festejos de rodas de marabaixo com gengibirra e caldo para toda a comunidade.

 

A Santíssima Trindade, festejada na Favela, hoje bairro de Santa Rita, é conhecida como “Santíssima Trindade dos Inocentes”. É uma tradição mantida de geração em geração, a partir da retirada da população negra do centro da cidade, na década de 1940, e repassada por dona Gertrudes Saturnino de Loureiro, para seus filhos e filhas, entre elas, Natalina Costa, hoje, matriarca da Associação Berço das Tradições Amapaenses.

 


Deixe seu comentário


Publicidade