Dorinaldo afirma que MP em discussão amplia e melhora programa Mais Médicos
Deputado federal preside comissão mista que analisa Medida Provisória do governo federal
Douglas Lima
Editor
O deputado federal Dorinaldo Malafaia anunciou na manhã deste sábado, 20, que na próxima terça-feira, 23, a Comissão Mista da MP do Mais Médicos fará a terceira Audiência Pública em preparativo para decisão plenária da medida criada para diminuir a carência de profissionais de atenção primária à saúde nas regiões prioritárias para o SUS.
O parlamentar informou que originalmente a Comissão Mista, da qual ele é o presidente, foi criada, entre outras atribuições, para realizar duas audiências públicas, mas o número desses eventos foi dobrado para atender pedido da oposição. “De fato, precisamos ouvir todos os lados, fazer uma escuta democrática em virtude das divergências acerca do assunto”, justificou Dorinaldo. A senadora Zenaide Maia é a relatora da comissão.
O deputado registrou que a Medida Provisória, oriunda do governo federal, dá uma formatação ampliada e melhor ao Mais Médicos, em relação às duas versões anteriores do programa. Ele citou, por exemplo, que o modelo ora em discussão estabelece especialização em médico de família e médico de comunidade. As declarações do parlamentar foram dadas no programa ‘Togas e Becas’ (Diário FM 90,9)
Malafaia ainda colocou que com a medida o governo busca incentivar a capacitação de médicos em atenção primária à saúde, objetivando fortalecer a presença desses profissionais nos locais de mais difícil acesso. Ele esclareceu que o programa visa a adesão de médicos brasileiros formados no Brasil ou no exterior, e que só se houver extrema necessidade serão chamados profissionais de fora do país.
Deixe seu comentário
Publicidade