Linha do Equador, sol e rios inspiram artista Ralfe Braga na criação do selo postal ‘Amapá 80 anos’
Lançamento do selo feito pelo artista plástico amapaense abre programação do Governo do Estado para o ano comemorativo
As cores vibrantes e os traços marcantes da cultura compõem o selo postal “Amapá 80 anos”, criado pelo artista plástico amapaense, Ralfe Braga. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (02) e abre a programação do Governo do Estado para o ano comemorativo.
A criação partiu de um convite do senador Randolfe Rodrigues, que articulou junto aos Correios Brasileiros a disponibilização do selo. De acordo com o artista, a peça representa a cultura, história e beleza do Amapá, terra onde nasceu.
Ralfe se criou no bairro Trem, na Zona Sul de Macapá. E mesmo morando em Brasília, no Distrito Federal, ele conta que se inspirar no Amapá para traçar linhas, colocar cores no selo, foi uma tarefa fácil.
“Nós que nascemos nessa floresta, tomamos banho nesse rio maravilhoso e sob esse sol espetacular do Equador. Estamos cercados de inspiração, então quando recebi uma demanda dessas, foi fácil criar, porque já conhecemos as nossas cores, os nossos cheiros e nossos sons”, destaca o artista.
O selo postal tem retratado na linha do Equador, os rios e o sol do Amapá ao lado da infinitude de suas riquezas, representada no número oito. A obra foi criada em uma tarde pelo artista.
“Quando recebi o convite e vi que era uma demanda da minha terra, meu coração acelerou, eu costumo dizer que nesses momentos eu ponho mais sentimentos de amor e menos de criatividade, é um prazer enorme fazer parte dessa história”, conta Braga.
O governador, Clécio Luís, destacou o orgulho de ter o artista assinando a peça, que integra as comemorações do Amapá 80 anos. “Estamos lançando em conjunto este lindo selo comemorativo dos 80 anos do Amapá e com a participação do Ralfe, que é um artista macapaense, que saiu muito cedo do Amapá e está agora em Brasília, mas que retorna à sua ancestralidade, ao seu povo e que volta ao Estado. Ele está aqui mais uma vez nos presenteando com uma obra que ilustra o Amapá, que representa este momento, uma verdadeira obra prima”, destaca o governador.
Com uma carreira renomada e reconhecida internacionalmente, suas obras estão presente em todo o mundo. Artista do seu tempo, entre moderno e tecnológico, Ralfe faz parte de uma geração que atravessou a era analógica do Século 20, se adequando às novas ferramentas e explorando as suas capacidades.
Selo Amapá 80 anos
O selo institucional foi carimbado oficialmente e estará disponível para comercialização e circulação em todo o país. Este é o segundo selo do tipo lançado no Amapá, o primeiro foi representativo da Linha do Marco Zero do Equador.
A criação artística do selo destaca dois elementos gráficos que são o título “Amapá” desenhado em fonte própria e o número 80, berço onde se acomoda o mapa do estado com sutil referência à Linha do Equador.
Deixe seu comentário
Publicidade