Alunos da rede pública são recepcionados após prêmio na Feira Científica no Ceará
Após a etapa nacional, estudantes foram certificados para participar de evento científico internacional em Mazatlán, no México.
Brenda, Vitória, Arthur e Thaiz foram os estudantes que representaram o Amapá na feira científica Milset Brasil 2023, um dos maiores eventos científicos estudantis do país que ocorreu entre os dias 5 e 9 de junho em Fortaleza-CE.
Alunos das escolas Elias Trajano, de Porto Grande, e Ruth Bezerra, em Macapá, eles levaram na bagagem projetos de inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, e agora se preparam para a etapa internacional do evento em Mazatlán, no México.
Tanto a ida ao Ceará, quanto a próxima viagem, para participação internacional, tiveram apoio do Governo do Estado. Para a secretária de Educação, Sandra Casimiro, a iniciação científica e a inovação estudantil são ferramentas fundamentais para promoção do desenvolvimento no Amapá.
“É um orgulho muito grande ver nossos profissionais da educação tão engajados nesses projetos que vão além da sala de aula. Os alunos incentivam outros alunos. Os professores incentivam outros professores, e isso gera uma cadeia de conhecimento. E conhecimento é desenvolvimento”, ressalta a secretária.
Um dos projetos apresentados foi o PodSchool, uma ferramenta de aprendizagem e comunicação implementada pela aluna Brenda Janice na Escola Elias Trajano. As iniciativas também estarão na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), que ocorrerá no mês de setembro.
“Já participei de várias feiras, ganhei alguns prêmios e já estou ansiosa para a viagem ao México. Agora faço um chamamento aos estudantes para fazerem seus projetos também e se inscreverem na próxima Feira de Ciências do Amapá”, reforça Brenda.
Para o professor orientador, Raimundo Tavares, o engajamento dos estudantes na inovação tecnológica, comunicação e preservação ambiental é motivo de felicidade para os alunos, pais, mas também para toda a comunidade escolar.
“Representar o Amapá é um orgulho muito grande e um incentivo para os professores motivarem também os seus alunos, e mobilizar a participação com projetos científicos”, destaca o professor.
Conheça os projetos dos estudantes:
- Escola Municipal Elias Trajano
Brenda Janice Almeida, 3º ano: Projeto PodSchool – O uso do Podcast como ferramenta de aprendizagem e de comunicação na Escola Elias Trajano.
Professores Orientadores: Marilete Almeida e Glauber Ribeiro
Vitória Franco da Luz, 2º ano: BSM Power – Carregador Sustentável Desenvolvido A Partir do Reaproveitamento do Lixo Eletrônico.
Professores orientadores: Glauber Ribeiro e Brisa Lorena Bentes
- Escola Estadual Ruth Bezerra
Arthur da Cruz Rodrigues, 7o ano: A Dama do saber Matemático das Cores
Thaiz Beatriz Tomaz, 1º ano: Projeto Sustentabilidade Ambiental – Construindo vigas de concreto armado sem a utilização de madeira.
Professores Orientadores: Raimundo Tavares e Maria Silvia Gama
Deixe seu comentário
Publicidade