Polícia

Acusado de assaltos na zona norte de Macapá morre em confronto com a Rotam

Bandido foi reconhecido como autor de sequestro relâmpago a motorista de aplicativo


 

Elen Costa
Da Redação

 

Um criminoso, acusado de ser responsável por inúmeros roubos na zona norte da cidade de Macapá, morreu na noite dessa terça-feira, 13, em confronto com militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), do Bope.

 

O tiroteio ocorreu por volta das 19h, em via pública, na rua 8 do Conjunto Habitacional Macapaba II. De acordo com o oficial que esteve à frente da ocorrência, Victor Rocha de Almeida, o ‘Japinha’, não atendeu à ordem de rendição e abriu fogo contra a equipe, que fazia patrulhamento pela região.

 

 

“Nós tomamos conhecimento que havia tido um roubo naquele residencial, onde quatro elementos subtraíram 15 mil reais de uma vítima. Como essa prática é recorrente naquela região, nossas equipes foram para o local realizar rondas preventivas. Durante as diligências, avistamos dois elementos suspeitos e paramos para fazer a abordagem. Porém, nesse momento eles já sacaram as armas e começaram a disparar contra a gente. Imediatamente revidamos e na troca de tiros um dos sujeitos foi alvejado”, explicou o tenente Eliatan.

 

O comparsa de Japinha conseguiu fugir. Por causa do risco iminente de uma nova troca de tiros, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38 com numeração suprimida e duas munições deflagradas, que estavam em posse do bandido.

 

O Samu foi chamado e compareceu no local. Mas nada pode fazer, pois o indivíduo não apresentava mais sinais vitais.

 

A Polícia Científica do Amapá foi acionada e, durante os trabalhos, encontrou com Japinha uma porção média de drogas. Em seguida, fez a remoção do corpo do criminoso.

 

 

Segundo a PM, além de roubos a residências, Japinha era acusado de roubos de veículos, porte ilegal de arma de fogo e latrocínio – roubo seguido de morte.

 

Assim que começou a propagação da intervenção policial nas redes sociais e divulgação da imagem de Japinha, um motorista de aplicativos que havia sido vítima de sequestro relâmpago no dia anterior, reconheceu o bandido como um dos autores do fato.

 

O homem relatou no Boletim de Ocorrências (BO), que foi solicitado para atender uma corrida do Conjunto Miracema até ao bairro Laguinho. No entanto, no meio do percurso os três homens que fingiram ser passageiros sacaram armas de fogo e anunciaram o assalto.

 

 

O motorista contou que foi agredido com coronhadas na cabeça e colocado na mala do veículo. Os assaltantes seguiram até à rodovia do Curiaú, onde abandonaram o carro com a vítima e fugiram levando o telefone celular dela e a quantia de R$ 100.

 

Em outra ação, ocorrida na manhã de segunda-feira, 12, Japinha foi flagrado pelas câmeras do circuito interno de uma loja de confecções, juntamente com três comparsas. Eles renderam um casal que estava em frente ao estabelecimento e, mediante ameaça e o uso de armas de fogo, passaram a subtrair objetos como telefones e joias das vítimas. Um deles chegou a entrar no carro que estava parado em frente ao empreendimento, revirou o interior em busca de mais produtos de valores e, em seguida, fugiu com os demais criminosos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade