2º Concurso Municipal de Quadrilhas elege ‘Guerreiros de Fogo’ e ‘Rosa dos Ventos’ como campeões
No total, seis associações tradicionais e 18 grupos estilizados receberam análises
A quadrilha tradicional, Rosa dos Ventos, e a estilizada, Guerreiros de Fogo são as campeãs do 2º Concurso Municipal de Quadrilhas, no Arraiá du Mercado Centrá, promovido pela Prefeitura de Macapá. O resultado foi divulgado na tarde domingo (18), após apuração realizada no prédio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).
Durante as apresentações no Mercado Central, todos os conjuntos foram avaliados por jurados, que observaram os seguintes fatores para o êxito das apresentações: cumprimento do horário de concentração; certificação de número mínimo de pares e execução do tempo de apresentação; verificação da documentação de todos os integrantes; montagem de cenários no espaço de apresentação em tempo hábil e retirada obrigatória de cenários no espaço de apresentação em tempo hábil.
As notas atribuídas para cada fator variaram de zero a 10. Todas foram anotadas no evento, rigorosamente lacradas, somadas e divulgadas para todos os representantes dos grupos juninos.
A comissão julgadora, liderada pelo assessor jurídico Max Gregori, avaliou os quesitos de julgamento: conjunto, evolução, coreografia e dança (exceto para as tradicionais); criatividade, indumentária; marcador, miss caipira, passos de quadrilha e temática.
No total, seis associações tradicionais e 18 grupos estilizados receberam análises. Deste último, um foi desclassificado.
Resultado Geral:
Campeãs tradicionais:
1° – Rosa dos Ventos – Nota: 119,9
2° – Piranhas dos Matutos – Nota: 118,9
3° Piriguetes dos Matutos – Nota: 118,9
Campeãs estilizadas:
1° – Guerreiros de Fogo – Nota: 159,1
2° – Luar do Sertão – Nota: 159,1
3° – Pequena Dama – Nota: 158,7.
Temáticas das vencedoras
Rosa dos Ventos, primeiro lugar do grupo das tradicionais, apresentou o tema: “Prepare seu coração, ser matuto não é só pé e mão. É fé, forró, xote, xaxado e baião. Rosa dos Ventos faz a festa no Arraiá de São João”.
Já o tema dos Guerreiros de Fogo, primeiro na categoria estilizada, foi “E Você, Acredita em Sorte?”, em que propõe uma imersão para definir o conceito da palavra, seja na vida, amor ou nos jogos, de maneira a mostrar abordagens místicas e religiosas sobre o assunto.
“Foi uma luta árdua, difícil e complicada, mas chegamos onde queríamos e conquistamos mais uma vez o título, ou seja, somos bicampeão do maior e melhor arraiá de Macapá. Somente temos que agradecer”, disse o marcador e coreógrafo da Associação Folclórica Cultural Rosa dos Ventos, João Paulo.
“Gostaria de agradecer a todos os colaboradores e todos que foram incansáveis. Foram noites e noites de intensa missão. É uma satisfação enorme alcançar o segundo lugar. É uma vitória”, frisou o presidente do grupo Piranha dos Matutos, Diogo Castro.
Deixe seu comentário
Publicidade